25.5 C
Brasília
25 abr 2024 12:33


Opinião: Calcanhar de Aquiles da SES-DF perde Silene Quitéria, gestora, subsecretária de gestão de pessoas

Por Kleber Karpov

Na sexta-feira (17/Dez), foi publicado em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF), a exoneração da subsecretária de Gestão de Pessoas (SUGEP), da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), Silene Quitéria Almeida Dias. Na função, assume o servidor de carreira, Evillasio Sousa Ramos (PT), então diretor administrativo da Região Centro-Sul.

À frente da SUGEP, desde o início do governo, a frente do que se pode chamar de ‘calcanhar de Aquiles’, da SES-DF, Silene Quitéria, atuou de forma técnica, proativa em diversas demandas, em especial, às voltadas à valorização dos servidores da SES-DF.

Tanto que chama atenção o posicionamento de Silene Quitéria, ao ser acionada pelo site de notícias, Agenda Capital (18/Dez), sobre a exoneração, em que a ex-gestora da pasta, ao se pronunciar, tão somente, se limitou a expor as atuações pretéritas e, os encaminhamentos a serem realizados em breve, de interesse dos servidores da SES-DF.

Confira a nota

Nota de Silene Quitéria

“Encerro aqui um ciclo de desafios, aprendizado, superação e muita gratidão! Estar Subsecretária de Gestão de Pessoas da SES foi uma das maiores missões que Deus me confiou. E Ele caprichou, me colocando neste cargo durante uma pandemia. Cuidar de meus pares nesse momento sanitário adverso foi um dos momentos mais emblemáticos de minha vida! Algo singular! Nessa experiência me reinventei como liderança e ressignifiquei a minha fé… Tive medo, mas, a vontade de servir, de apoiar e cuidar dos meus colegas servidores me impulsionou e deu força.  E, assim, eu e a equipe da SUGEP nos dedicamos na contratação de servidores temporários, na nomeação de concursados (zeramos quase todos os cadastros reserva), ampliação de carga horária, recepção e nova lotação dos servidores egressos do IGES… Foram muitas ações… Fica, porém, algumas frustrações… A portaria do Concurso de Remoção que esta finalizada para publicação, os novos concursos (que já estão todos autorizados) e outras. Está tudo em fase de implementação e publicação! Até o TPD deve ser pago na próxima semana! Já deixamos o processo finalizado com o Fundo de Saúde! Hoje, com a publicação de minha exoneração, o sentimento que me invade é o de gratidão! Por ter tido a honra de ser escolhida para caminhar com meus colegas durante a pandemia! De poder cuidar, acolher os servidores que nos procuraram nesses quase 3 anos! Sim, esse é o legado, a marca de nossa gestão: a empatia! O reconhecimento da pessoa que antecede uma matrícula e um cargo. Fizemos gestão de PESSOAS! Tenho muito orgulho e gratidão por Deus ter nos concedido essa missão! Saio de cabeça erguida e com o coração cheio de gratidão e alegria! Foi uma jornada incrível! E que venham outras… Afinal, sempre fui uma militante do SUS e da SES! Para lutar pelo que acreditamos, não precisamos de cargos! Continuo na luta pela valorização dos servidores e eles sabem que podem contar comigo!

(Silene Quitéria Almeida Dias)

Das sombras…

Informações obtidas por Política Distrital (PD), apontam que, por contrariar interesses de uma figura oportunista, que caiu no ostracismo após passar anos a fio a se proclamar defensora de servidores da saúde, mas sempre a atuar para lesá-los, usou de influência, que ainda supõe mantém, em alguns segmentos, a exemplo de casas legislativas, MPs e no próprio GDF, para ‘pedir a cabeça da gestora’.

Perdem, os servidores da Saúde, a SES-DF, o GDF e a própria população do DF. Um exemplo disso, foi o abaixo assinado, publicado nas redes sociais, algo praticamente inédito, um abaixo assinado, suspenso “a pedido” (Vide Aqui) em que se pede a reconsideração ao governador, para que se mantenha Silene Quitéria, à frente da gestão de pessoas.

Perfeita, não, PD ao emitir tal opinião, o faz com a tranquilidade e liberdade de veículo que por diversas ocasiões se posicionou para trazer a luz dos servidores e da população do DF, posições e ações passíveis de questionamentos, por parte da ex-Sugep. Porém, com o olhar de quem acompanha a gestão da SES-DF, desde a década de 90, cabe a ratificação que o governador perde um grande nome à frente da gestão de pessoas da Saúde.

Ao novo gestor da pasta, Evillásio, que por ser servidor de carreira da SES-DF, ex-candidato a deputado distrital, pela Saúde e ex-diretor do Sindicato dos Empregados dos Servidores da Saúde do DF (SINDSAÚDE-DF), consequentemente, profundo conhecedor das necessidades dos profissionais de saúde, fica a torcida para que atue para dar continuidade à gestão da Pasta e, não a defender interesses escusos de figuras que precisam prestar contas à sociedade, em especial, aos servidores da SES-DF.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever