Ambulatório de pneumologia do HRAN está reformado

Local é referência no tratamento de pessoas com covid-19

46

Print Friendly, PDF & Email

O ambulatório de pneumologia do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) foi reformado. Diversos locais da unidade, que é referência no tratamento da covid-19, foram reformados por meio de uma doação do Instituto Brasal. A iniciativa da empresa ocorre em um momento importante de união e esforços para o enfrentamento à pandemia.

Atualmente, a unidade de pneumologia tem 28 leitos de internação e está diretamente ligada à assistência ao paciente portador da covid-19. Até o momento, sete ambientes do ambulatório foram totalmente reformados.

Um deles – e o mais importante – é a sala de procedimentos, onde são feitos exames como:

Publicidade
  • Biópsia;
  • Pleuroscopia (visualização da pleura, uma membrana que recobre os pulmões, através de um aparelho de vídeo semelhante ao endoscópio que faz endoscopias digestivas);
  • Broncoscopia, exame que permite a visualização das vias aéreas (fossas nasais, nasofaringe, laringe, traqueia e brônquios) com auxílio de um broncoscópio;
  • Toracocentese, procedimento indicado para investigar a causa do acúmulo de líquidos no espaço pleural;
  • Toracoscopia ou videotoracoscopia, técnica cirúrgica que permite visualizar diretamente o interior da caixa torácica, inspecionando os pulmões e outros órgãos do seu interior;
  • Pletismografia, teste de função pulmonar para avaliar os volumes pulmonares de uma forma mais detalhada que a espirometria. A medida desses volumes fornece informações essenciais para a caracterização dos distúrbios presentes nas doenças respiratórias.

“Esses apoios refletem o comprometimento e a disposição da Brasal e de seus colaboradores em buscar o bem coletivo. Essa postura nos une e nos diferencia”, comenta o executivo Luciano Chagas, da Brasal.

O Hran é referência no atendimento a pacientes acometidos pelo novo coronavírus e também se tornou referência nos atendimentos a pacientes com sequelas que impactam diretamente os pulmões. Dessa forma, a demanda pelos serviços da pneumologia da unidade aumentou bastante. Em consequência, a reforma do espaço se tornou prioritária para assegurar o atendimento adequado a esses pacientes.

O médico Paulo Feitosa, chefe da Pneumologia do Hran, reforça que a reforma desses espaços impacta positivamente o atendimento à população. “É com o coração aberto e cheio de carinho que toda a equipe agradece ao Instituto Brasal pelo reconhecimento do trabalho que é executado aqui. Quando a equipe tem um ambiente agradável para trabalhar, os profissionais se sentem recompensados e isso reflete diretamente na qualidade do atendimento que é oferecido ao paciente”, comenta.

A escala de doações da Brasal é definida de acordo com a necessidade indicada pelos especialistas em suas respectivas áreas. Assim, já foram realizadas doações de equipamentos hospitalares, cestas de alimentação e celulares para agilizar o processo e controle de dados da vacinação em Brasília.

“A valorização do indivíduo é parte de nossa essência, assim como o exercício da empatia. É gratificante podermos retribuir o empenho da equipe da saúde. Com essas ações, mantemos todos unidos em prol de um futuro promissor”, diz a presidente do instituto, Rita Viana.

FONTEAgência Brasília
Artigo anteriorVariação na bactéria pode causar aumento da coqueluche
Próximo artigoE agora centrão? Bolsonaro diz que deve vetar dinheiro para o fundo partidário