27.5 C
Brasília
26 abr 2024 13:57


ICDF chega na marca dos 300 transplantes de coração

O ICDF chega na marca dos 300 transplantes de coração mesclando sentimentos que vão do orgulho a felicidade, permeados pela certeza de que vale a pena continuar trabalhando para salvar ainda mais vidas.

Na tarde de domingo (30/Mai), uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), aterrissou em Brasília (DF), vindo do Rio de Janeiro (RJ), com um bem precioso: um coração compatível com o paciente Eric de Humberto de Moraes.

O paciente, de 44 anos, é de Uberlândia (MG), tem miocardiopatia isquêmica e foi listado para desde Transplante julho de 2018. Eric já tinha sido chamado nove vezes para oferta, mas o órgão não era viável. Hoje a história foi diferente. Nessa 10ª convocação, a resposta foi positiva. O prodecimento durou cerca de 7 horas e o paciente segue na internação de cuidados intensivos sem previsão de alta hospitalar.

Eric ganhou um novo coração, uma nova oportunidade de vida e o ICDF comemora o marco de 300 transplantes realizados na Instituição. Marco este, que só outros quatro hospitais no Brasil bateram.

O ICDF

Único Hospital do Distrito Federal a realizar transplantes cardíacos em adultos e crianças pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o ICDF é pioneiro na captação de órgãos em outros Estados. Em 2010, iniciou um projeto de captação a distância, ampliando, assim, a oferta de órgãos e, consequentemente, a oportunidade de aumentar o número de cirurgias e a salvar mais vidas.

Desde então, com o aumento do número de transplantes no ICDF, a Instituição tornou-se referência, passou receber e encaminhar pacientes com indicação para transplante cardíacos de todo o Brasil. E assim é feito até hoje.

Por isso, hoje, 29 de maio, quando realiza o transplante do Eric, o Instituto comemora uma trajetória de sucesso, com a participação em muito trabalho, pesquisa, estudo, empatia e carinho. História essa que valoriza como 300 vidas conquistadas, que, na verdade, representam muitas outras, pois são réplicas por cada familiar de um paciente ou doador, por suas histórias e por tudo que ainda vai viver.

Hoje, o ICDF, além de realizar cirurgias de alta complexidade e transplantes, é também um centro nacional de capacitação. Possui um programa especializado em Insuficiência cardíaca com equipe médica especializada, equipamentos de ponta, e estrutura para atender os pacientes com qualidade e agilidade necessária.

O Hospital é o único centro especializado no DF para implante de assistência ventricular, conhecido como coração artificial, o que só é possível por ser o único centro habilitado para transplante, cardíaco pois, esse tipo de procedimento deve ser realizado, preferencialmente, em hospitais transplantadores.

O ICDF trabalha com um Programa de Transplante Cardíaco que é composto por uma equipe multidisciplinar, entre cirurgiões, perfusionistas, cardiologistas, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas e dentistas. Este grupo vem atuando junto em prol de um mesmo ideal: auxiliar e orientar os pacientes e seus familiares com excelência.

Somado a tudo isso, o Instituto trabalha com base no tratamento humanizado onde o acolhimento, o carinho e a empatia faz toda diferença, mantendo-se firme no seu propósito maior que está salvando vidas!

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever