21.5 C
Brasília
25 abr 2024 23:38


Deputado Jorge Vianna cobra mais UBS’s em Santa Maria

O deputado distrital Jorge Vianna esteve, na manhã desta segunda-feira (28/09), no Centro de Saúde nº 01 de Santa Maria, a convite do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF), notificado pelos trabalhadores. Estes relatam que a estrutura física do Centro de Saúde atual não comporta a acomodação das 11 equipes de estratégia e saúde da família, em razão da falta de espaço.

No curso da visita, Vianna constatou que pelos serviços de saúde oferecidos à população e em virtude do aumento da demanda do usuário do sistema público de saúde, fez com que o posto se tornasse pequeno para o volume de demanda. Esse aumento trouxe impactos no atendimento, e consequentemente, a falta de mais espaço prejudica a assistência adequada e um melhor acolhimento para a população.

O parlamentar se dirigiu ao Hospital Regional do Gama (HRG), onde se reuniu com a Diretoria Regional de Atenção Primária à Saúde (DIRAPS), e propôs a construção de uma nova UBS para Santa Maria. Por sua vez, a DIRAPS confirmou já existir um local em que poderia ser construída, necessitando de apoio para poder executar esta obra. Vianna também anunciou que haveria uma reunião ainda no dia de hoje com o presidente da NOVACAP e iria levar este tema para ser discutido à mesa.

Estiveram presentes, o diretor administrativo Diego Fernandes, a diretora do HRG Katymara Borges, o gerente de acesso e qualidade em atenção primária à saúde Luiz Antônio, o gerente de enfermagem do HRG Anderson Rodrigues, a assessora da superintendência Gabriella Nunes e os diretores do Sindate-DF Newton Batista e Isa Leal.

Novacap

Ainda no final da tarde de hoje, Vianna se reuniu com o Diretor Presidente da Novacap, Fernando Leite e com o Subsecretário da Sinfra da SES-DF, Sócrates Alves para tratar sobre os projetos para saúde, entre eles, a construção da UBS de Santa Maria.

Leite se prontificou em atender a demanda do deputado, solicitando a Sinfra que a Secretaria de Saúde já indicasse o terreno e assim dar início ao projeto para a construção, uma vez que hoje são elaborados pela NOVACAP.

O deputado se comprometeu a destinar emendas para viabilizar a construção desta UBS, bem como se comprometeu em conversar com mais parlamentares para que juntos pudessem atender a população de Santa Maria.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever