21.5 C
Brasília
26 abr 2024 00:27


Secretário afastado e outros 4 integrantes do alto escalão da  Saúde do DF são transferidos para Papuda

Transferência foi antecipada, após prisão de dois policiais civis, denunciados pelo MPDFT, por suspeitas de conceder privilégios aos presos pela operação 'Falso Negativo' 

Por Kleber Karpov

O secretário de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), afastado, Francisco Araújo, foi transferido, nesta segunda-feira (31/Ago), para o Complexo Penitenciário da Papuda, juntamente com outros quatro gestores SES-DF. Os membros, integrantes da cúpula da Secretaria, foram presos, na última semana, após deflagração da segunda etapa da operação ‘Falso Negativo’, por parte do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), por suspeita de irregularidades na aquisição de testes para Covid-19.

Com previsão inicial de transferência, do Departamento de Polícia Especializada (DPE), para a terça-feira (01/Set), a detenção de o diretor da Divisão de Controle e Custódia de Presos do Distrito Federal e um agente da Polícia Civil do DF (PCDF), pode ter resultado na antecipação da mudança para o sistema carcerário. Denúncia do MPDFT aponta que a dupla, supostamente, favoreceu o secretário-adjunto de Gestão em Saúde da SES-DF, Eduardo Seara Machado Pojo do Rego.

Segundo investigadores, Rego recebeu visitas da mãe e de um amigo, algo proibido, um vez que somente advogados podem visitar presos na carceragem da DPE. Porém, nota, a defesa do gestor nega o tratamento privilegiado.

“Em verdade, há uma imensa preocupação com seu estado de saúde por parte de seus familiares e dos responsáveis pela sua custódia. Nesse sentido, vale destacar que o Desembargador Humberto Ulhôa, ao tomar ciência do problema de saúde de Eduardo Pojo, prontamente determinou realização de perícia médica por meio do Instituto de Medicina Legal (IML)”, dizem os advogados.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever