HRG é palco de homenagem aos cinco “Heróis da Saúde”, vítimas de Covid-19

1088
Print Friendly, PDF & Email

Cinco servidores foram homenageados por superintendente da Regional Sul da Secretaria de Saúde do DF

Por Kleber Karpov

A superintendência Regional de Saúde Sul da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), realizou, na tarde desta segunda-feira (20/Jul), a cinco servidores, três do Hospital Regional do Gama (HRG) e duas do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). Quatro, vieram a óbito, no último fim de semana entre os dias 17 e 19 de julho, de acordo com a SES-DF, vítimas de Covid-19.

Publicidade

Heróis da Saúde

Os servidores homenageados pela superintendência do HRG são: José Enedino Duarte, servidor da lavanderia; José Nilton Alkimin, técnico administrativo; e Francisca de Paula Silva, técnica de enfermagem; Do HRSM, também foram homenageadas as Luiza de Souza Carvalho, e a técnica em enfermagem, Maria da Conceição da Silva, essa última, falecida em abril.

Homenagem

A homenagem, que contou com a presença de servidores e familiares das vítimas de Covid-19. Também participaram, representantes do deputado distrital, Jorge Vianna (Podemos), do Conselho Regional de Saúde do Gama (CRSG), do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (SINDATE-DF) e da Associação dos Deficientes Físicos do Gama e Entorno (ADGE). Ocasião em que foi realizado um culto ecumênico, conduzidos por um frei católico e um pastor neopentecostal.

“O nosso luto envolve muita gratidão a todos que estão atuando na linha de frente, de forma a colocar em risco a própria vida em prol de tantas outras. Não há palavras para expressar esta gratidão”, declarou o superintendente da Região de Saúde Sul, Lucimir Henrique Pessoa.

Embora ausente, o secretária de Saúde, Francisco Araújo, enviou mensagem ao superintendente regional a  ser lida no momento da homenagem. “Gratidão a todos que dedicaram suas vidas para salvar vidas. Deus abençoe sempre vocês e toda a família”, disse o secretário.

Familiares

Gislaine Silva de Lucena, filha de Maria da Conceição e sobrinha de Francisca, agradeceu o gesto de lembrança do hospital. “Enquanto servidoras, posso garantir que elas deram o seu melhor a esta instituição. Muito obrigada pelo carinho e por cada um de vocês estarem aqui”, agradeceu emocionada com o momento.

Filho de José Enedino, Vitor Duarte contou os ensinamentos deixados pelo seu pai. “Foi quem me ensinou os meus maiores valores. De saber chegar em qualquer lugar, tratar todo mundo bem, ser amado e amar as pessoas”, disse ao descrever seu pai.

Confira as fotos

Esclarecimento

Embora a SES-DF trate todos os casos como de vítimas de Covid-19, familiares de Dona Francisca afirmam que o óbito da servidora, não tem comprovação de ser proveniente a infecção pelo coronavírus. A família aguarda resultados de exames.

Na manhã desta terça-feira (21/Jul), o filho de Dona Francisca, confirmou que houve o resultado de Dona Francisca, e que a servidora teve resultado de teste negativo para Covid-19.

Com informações de Agência Saúde DF – Atualizado em 21/07/2020 às 11h09

Artigo anteriorBrasil registra 632 óbitos e 20 mil casos em 24 horas. País ultrapassa 80 mil mortes por covid-19
Próximo artigoAgora é Lei: Servidoras vítimas de violência têm sigilo de dados garantido