26.5 C
Brasília
24 abr 2024 22:51


Multiplique Amor DF: Empresários se unem e produzem EPIs para os trabalhadores da saúde em combate ao coronavírus

Por Evely Leão

Todos os dias o deputado Jorge Vianna recebe, em suas redes sociais e caixa de email, diversas denúncias sobre a falta de EPIs, falta de vacinas, assédio moral, entre outras, mas no último domingo (29/03), o deputado foi surpreendido com um pedido um tanto diferente. A empresária Liliane Lima mandou uma mensagem via direct (caixa de mensagens do instagram) contando um pouco do projeto dela e pedindo ao deputado ajuda na doação de máscaras aos servidores da saúde do DF.

Liliane Lima é fonoaudióloga e sócia proprietária de dois estabelecimentos de saúde, a Ágape Assistência Domiciliar e a Singular Medicina Estética, e identificou a dificuldade na aquisição dos equipamentos de proteção individual, os famosos EPIs, principalmente das máscaras de proteção para o seu pessoal. Preocupada com a situação dos trabalhadores da saúde no combate ao Covid-19, e percebendo a dificuldade que ela, enquanto empresária, estava tendo para conseguir comprar, resolveu produzir, por conta própria, máscaras para doar aos servidores da rede pública de saúde do DF.

O projeto 


O projeto iniciou quando Liliane resolveu confeccionar as máscaras não apenas para os seus colaboradores, mas também para todos os profissionais que estão na linha de frente do combate ao Coronavírus. Liliane ganhou a bobina (rolo com o Tecido Não Tecido 100% polipropileno), de 54kg, no valor de R$ 5 mil reais.

Com isso, sentiu a necessidade de procurar costureiras voluntárias para que ajudasse na produção e confecção das máscaras, pois até o momento só contava com duas. Foi onde entrou o empresário Pedro Costa, sócio proprietário da BC Basic Collection, que cedeu sua estrutura e suas funcionárias que revezam, de forma voluntária, cortando o tecido e confeccionando parte dessas máscaras.

“Recebemos o telefonema da Liliane pedindo ajuda, dizendo que ela tinha o tecido, mas que estava precisando de ajuda pra produzir, cortar e fazer as máscaras. E a gente na mesma hora nem titubeou, fomos lá, buscamos o tecido e estamos produzindo”, diz o empresário.

Outra parte desse material cortado é enviado às costureiras voluntárias para que confeccionem de suas próprias residências. Liliane informou que todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estão seguidas e que os kits são montados com muito cuidado antes de serem entregues.

O Projeto foi ganhando adeptos, ganhou um nome, e também um perfil no Instagram Multiplique Amor DF. A ideia, segundo Liliane, é que mais pessoas sintam interesse em ajudar e que o número de voluntários aumentem. Além disso, o projeto já conta com uma Vaquinha Virtual onde o objetivo é arrecadar recursos para a compra de mais bobinas.

Segundo Liliane, com poucos dias o projeto cresceu e tomou uma proporção muito maior do que o esperado. “O projeto cresceu graças ao apoio de vários empreendedores locais que abraçaram a causa e quando percebemos já estávamos com milhares de máscaras para os profissionais de saúde. Foi aí que resolvemos chamar alguém que conhecesse o sistema de saúde local, para que nos ajudasse a direcionar melhor essas doações e ninguém melhor do que o deputado Jorge, que está sempre a frente lutando pelos direitos dos profissionais de saúde e tinha certeza que ele ia nos apoiar nesse projeto”, explica.

Doação aos profissionais

Quando o deputado Jorge Vianna recebeu a notícia que havia uma pessoa que estava disposta a ajudar os profissionais da saúde, o deputado não pensou duas vezes em fortalecer a corrente. É do conhecimento de todos que o deputado Jorge Vianna é oriundo da Secretaria de Saúde, técnico em Enfermagem e Enfermeiro, e que sua principal bandeira é a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como dos profissionais de saúde da rede pública e privada.

Foi feito um primeiro contato e a empresária pediu apoio do deputado para que este pudesse lhe direcionar quanto aos locais, que neste momento, estariam mais necessitados e sofrendo com o desabastecimento dos EPIs. O deputado ficou honrado com o convite em participar e poder contribuir com o projeto, e convidou mais voluntários para ajudar aqueles que hoje estão ajudando a população do DF na cara e na coragem.

“Quando recebi o convite fiquei muito feliz em saber que existem pessoas que não apenas se sensibilizam com a causa, mas que resolvem agir. O respeito e a confiança que a Liliane tem pelo meu trabalho me fez ter mais certeza que estou no rumo certo, fazendo a coisa certa. Por ser um trabalho voltado diretamente para os nossos guerreiros da saúde, convidei também o Sindate para estar com a gente nessa e fazer crescer essa corrente do bem, porque isso é um dever social nosso. Agradeço ao Sindate, em nome do diretor Newton Batista, que esteve comigo conhecendo o projeto e que também abraçou a causa”, finaliza.

Como ajudar 



Para entrar nessa corrente do bem e ajudar os nossos colegas da saúde, acesse o perfil do instagram do projeto @multipliqueamordf e clique no link da vaquinha virtual que está na bio. Se você sabe costurar e quiser ajudar na mão de obra, entre em contato conosco pelas redes sociais do deputado Jorge Vianna.

Assista ao vídeo abaixo para conhecerem a Liliane e a história do projeto Multiplique Amor DF.

https://www.facebook.com/watch/?v=211692963457779

Fonte: Jorge Vianna

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever