24.5 C
Brasília
23 abr 2024 12:32


Profissionais de saúde definem ‘lista tríplice’ para escolha do próximo secretário de Saúde

Com transição do governo em andamento, Distrital eleito, Jorge Vianna acredita que Ibaneis Rocha deve apontar novo Secretário de Saúde, nos próximos dias

Por Kleber Karpov

Na noite de segunda-feira (5/Nov), em reunião realizada por representantes de entidades sindicais, conselhos e associações ligadas a Saúde do DF, foi definido os nomes para compor a lista tríplice de possível novo secretário de Estado de Saúde do DF. O próximo passo, ser a aprovação do ex-candidato ao governo do DF, Jofran Frejat (PR), médico que geriu a pasta por quatro mandatos, apontado pelo  governador eleito do DF, Ibaneis Rocha (MDB), como um Conselheiro.

Entre os nomes apontados nos últimos dias, seguem para apreciação, na lista tríplice, o do presidente do Sindicato dos Médicos do DF (SINDMÉDICO-DF), Gutemberg Fialho (PR), do ex-presidente do Conselho Regional de Enfermagem (COREN-DF) e diretor do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Gilney Guerra e o secretário municipal de saúde e médico do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), Leonardo Esteves.

Critérios

Questionado por Política Distrital (PD), que nome deve ser endossado para assumir a SES-DF, Frejat, que participou da sessão solene do Congresso, em comemoração dos 30 anos da promulgação da nova Constituição brasileira,  deu ‘a dica’, mas evitou citar nomes. “Para que eu pudesse opinar seria necessário conhecer a proposta deles.”.

Transição

O deputado distrital eleito e vice-presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (SINDATE-DF), Jorge Vianna (PODEMOS), acredita que, por se tratar da pasta mais sensível do GDF, Ibaneis Rocha, é provável que o nome do novo secretário de saúde, seja definido, ainda nesta semana.

“A equipe de transição já começou a se reunir com os gestores indicados pelo GDF e, um deles é justamente o secretário de saúde, que responde pela pasta mais sensível do governo. Então, creio que do governador Ibaneis deve definir, já nos próximos dias, ainda nessa semana, o nome do novo secretário para que ele possa acompanhar de perto e se inteirar sobre a atual situação da pasta.”, disse Vianna.

Conheça os indicados na lista tríplice

Gutemberg Fialho (PR)
Médico e advogado
presidente do Sindicato dos Médicos do DF (SINDMÉDICO-DF)


Gilney Guerra
Enfermeiro;
ex-presidente do Conselho Regional de Enfermagem do DF (COREN-DF);
Primeiro-tesoureiro do COFEN;


Leonardo Esteves
Secretário Municipal de Saúde de Valparaiso(GO);
Médico da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF);
Se lançou como candidato ao cargo;

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever