21.5 C
Brasília
25 abr 2024 23:27


Paciente aguarda no Hospital de Base, por mais de 60 dias, por um implante de marcapasso?

Secretaria refuta informação mas admite falta de equipamento no hospital

Por Kleber Karpov

Política Distrital (PD) recebeu denúncia, por meio de uma rede social, na noite de quarta-feira (15/Nov), que no Hospital de Base do DF (HBDF), um paciente aguarda há dois meses, internado em um corredor, para a realização de implante de um marcapasso. Ainda de acordo com o denunciante, que não deseja ser identificado, o HBDF também está sem aparelho de Raio X e que a unidade receberia um equipamento emprestado do Hospital Regional de Taguatinga (HRT).

Em apuração com a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), a pasta apresentou outra versão. “As cirurgias de implante de marcapasso pela emergência estavam ocorrendo normalmente.”.

No entanto a SES-DF confirmou que o HBDF está sem estoque de marcapassos e que apenas há 10 dias houve homologação de pregão para aquisição de novo estoque. “Os aparelhos do HBDF acabaram nesta semana, mas o processo de compra aguarda homologação do pregão, que foi finalizado em 07/11/2017.”.

A Secretaria também chegou a informar que cinco pacientes aguardam implante de marcapasso e devem ser direcionados a outros hospitais credenciados à SES-DF. “Nesta semana, cinco pacientes internados no pronto socorro aguardam o implante do marcapasso. Eles serão direcionados para os hospitais credenciados pela Rede. O HBDF conta com uma alta demanda de pacientes que procuram o pronto socorro, o que gera um aumento na internação na unidade.”.

Em relação ao aparelho de Raio X, a SES-DF refutou, totalmente a denúncia. “A Secretaria de Saúde informa que os aparelhos de raio-x do Hospital de Base (HBDF) estão funcionando normalmente. Não foi solicitado nenhum empréstimo de aparelhos de raio-x para o HBDF à nenhuma regional. O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) também não possui nenhum aparelho quebrado.”.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever