21.5 C
Brasília
20 abr 2024 06:54


Técnicos Administrativos, que aguardam nomeação, questionam Secretaria de Saúde do DF

Embora haja vacância, não há previsão de novas convocações para a categoria

Por Kleber Karpov

Uma comissão de técnicos administrativos concursados que aguardam nomeação na Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) acionaram Política Distrital para questionar a falta de nomeação da categoria para compor os quadros da Secretaria. Isso porque de acordo com os profissionais a SES-DF mantém 640 vagas em vacância. Porém, desde o início das nomeações durante a gestão do governador, Rodrigo Rollemberg (PSB), mais de 2 mil, esses trabalhadores não foram contemplados.

Um dos técnicos administrativos, que pede para não ser identificado, obteve por meio do Serviço de Informação ao Cidadão (E-Sic) onde são demonstradas as vagas em vacância, provenientes de aposentadorias, demissões, morte, devolução de servidores cedidos e de trabalhadores em contratos temporários. Os documentos apontam dados entre 2013 e 2015. Os questionamentos dos profissionais ocorrem em decorrência do déficit de servidores na SES-DF.

Outro questionamento dos concursados é a recente concessão de carga horária de 40 horas aos servidores da SES-DF pertencentes à categoria de técnicos administrativos. “Será que a Secretaria está dando às 40 horas para os técnicos administrativos para deixar de nos chamar?”, questionou outra técnica que também pede para não ser identificada.

Política Distrital questionou as informações à SES-DF que por meio da Assessoria de Comunicação confirmou a existência de 600 vagas em vacância. De acordo com a Secretaria: “Dados recentes da Secretaria de Saúde apontam 600 vagas em vacância para técnicos administrativos e outras 40 em contratos temporários. Do montante, 274 provenientes de falecimentos, demissões e exonerações, além de 340 de aposentadorias.”.

40 horas

Em relação à concessão de 40 horas, a SES-DF explicou que entre janeiro de 2014 e de 2015 houve um decréscimo de 216 servidores. O quantitativo caiu de 3.258 para 3.046 profissionais. “Porém, a concessão de 40 horas aos servidores foi realizada como forma de reduzir este déficit.”.

 

Novas nomeações

Ainda segundo a SES-DF “A pasta esclarece que, no momento, não há previsão para nomeação de novos técnicos administrativos.”.

Opinião

Vale observar que o novo secretário de Saúde, Humberto Fonseca, assumiu a pasta nesta semana e, apesar de as nomeações de novos servidores, previstas para esta semana ser adiado. Existe a possibilidade de Fonseca rever os novos quadros a serem convocados na SES-DF.

 

Confira os documentos:

1 2 3

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever