27.5 C
Brasília
26 abr 2024 15:25


Política Distrital entra em 2019 com mais de 6 milhões de leituras de matérias

Medição ocorre desde outubro de 2014, ano de lançamento do blog

Por Kleber Karpov

Nessa semana, Política Distrital (PD), ultrapassou a marca de 6 milhões de leituras de matérias, desde o lançamento do blog em outubro de 2014, dados esses auditados pelo Google Analytics. Com público segmentado no funcionalismo do DF, principalmente, na Saúde Pública, PD se mantém fiel a cobertura jornalística dos acontecimentos políticos do DF e do país.

Ao longo desses quatro anos e meios, PD contou com a audiência de 1,63 milhões de pessoas, que leram em média duas matérias publicadas. Em número de leitores, equivalente dizer que o blog atingiu mais de 50% da população do DF, estimada em 3,04 milhões de habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2017.

No país, os principais leitores estão situados no Distrito Federal (62%), Goiás (9,67%), Rio de Janeiro (5,53%), São Paulo (3,20%). Fora, Estados Unidos, França, Índia, Rússia e Portugal, Peru, Filipinas e Reino Unido agregam o maior público leitor de PD.

Dados auditados pelo Google Analytics

Os números de PD são obtidos à partir de pesquisas orgânicas em sites de pesquisa, além de direcionamentos de publicações em aplicativos de mensagens instantâneas, a exemplo do Whatsapp e de redes digitais, entre essas, o Facebook, Twitter, Google Plus e Linkedin, dados esses auditados pelo Google Analytics e outras ferramentas de métricas de volume de acesso a web sites.

Investimentos

Baseado em estatísticas, PD mantém, estruturalmente, o blog sempre atualizado de modo a otimizar a visualização nos diferentes devices para leitura de matérias. Uma vez que o Analytics aponta, por exemplo, que 76,4% dos leitores utilizam smartphones e tablets, para acompanhar as publicações.

Ao alcançar os 5 milhões de leituras, em maio de 2018, PD investiu ainda na distribuição das matérias publicadas, além dos meios convencionais das mídias digitais, também por meio de aplicativo para smartphones e tablets. Isso por meio do lançamento do App Política Distrital, no sistema operacional Android, utilizado por cerca de 60% dos usuários que acessam o blog diariamente.

Em 2019, a inovação deve ser o lançamento também para o sistema IOS, para contemplar usuários de Iphones e Ipads.

Agradecimento

Política Distrital agradece aos leitores pela audiência, sobretudo pela fidelização de 52,9% das pessoas que acompanham diariamente os fatos políticos e da Saúde do DF, além dos 47,1% que passaram a conviver com as matérias produzidas pelo blog.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever