Paciente aguarda no Hospital de Base, por mais de 60 dias, por um implante de marcapasso?

136
Print Friendly, PDF & Email

Secretaria refuta informação mas admite falta de equipamento no hospital

Por Kleber Karpov

Política Distrital (PD) recebeu denúncia, por meio de uma rede social, na noite de quarta-feira (15/Nov), que no Hospital de Base do DF (HBDF), um paciente aguarda há dois meses, internado em um corredor, para a realização de implante de um marcapasso. Ainda de acordo com o denunciante, que não deseja ser identificado, o HBDF também está sem aparelho de Raio X e que a unidade receberia um equipamento emprestado do Hospital Regional de Taguatinga (HRT).

Em apuração com a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), a pasta apresentou outra versão. “As cirurgias de implante de marcapasso pela emergência estavam ocorrendo normalmente.”.

No entanto a SES-DF confirmou que o HBDF está sem estoque de marcapassos e que apenas há 10 dias houve homologação de pregão para aquisição de novo estoque. “Os aparelhos do HBDF acabaram nesta semana, mas o processo de compra aguarda homologação do pregão, que foi finalizado em 07/11/2017.”.

Publicidade

A Secretaria também chegou a informar que cinco pacientes aguardam implante de marcapasso e devem ser direcionados a outros hospitais credenciados à SES-DF. “Nesta semana, cinco pacientes internados no pronto socorro aguardam o implante do marcapasso. Eles serão direcionados para os hospitais credenciados pela Rede. O HBDF conta com uma alta demanda de pacientes que procuram o pronto socorro, o que gera um aumento na internação na unidade.”.

Em relação ao aparelho de Raio X, a SES-DF refutou, totalmente a denúncia. “A Secretaria de Saúde informa que os aparelhos de raio-x do Hospital de Base (HBDF) estão funcionando normalmente. Não foi solicitado nenhum empréstimo de aparelhos de raio-x para o HBDF à nenhuma regional. O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) também não possui nenhum aparelho quebrado.”.

0

Comentário