20.5 C
Brasília
26 abr 2024 02:33


Profissionais de enfermagem fazem mobilização no HBDF e contam com apoio de ex-secretário de Saúde

Ao tomar conhecimento da mobilização, Rafael Barbosa, fez questão de se manifestar e criticou a instituição do Instituto Hospital de Base do DF

Por Kleber Karpov

Um ato promovido pelo Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (SINDATE-DF), na manhã de segunda-feira (27/Mar) contou com o apoio ilustre do ex-secretário de Estado de Saúde do DF (SES-DF), Rafael Barbosa. Ao tomar conhecimento da mobilização em desagravo a instituição do Instituto Hospital de Base do DF (IHBDF), Barbosa desceu até a manifestação e criticou a gestão do governador do DF, Rodrigo Rollemberg.

Com megafone na mão, Barbosa foi incisivo ao criticar a iniciativa do atual secretário de Saúde do DF, Humberto Lucena Pereira da Fonseca, de tentar transformar o HBDF em instituto.

“Grande parte dos médicos que estão aqui, são médicos ultra, ultra especialistas, vocês imaginem isso aqui como instituto, médicos que estão aqui há 20 anos, fazendo neurocirurgia, fazendo transplante, mas vão dizer que ele custa caro, que não querem mais ele aqui, ai vão contratar. Que tipo de profissional vai trabalhar aqui, que tipo de medicina nós vamos estar oferecendo ao nosso povo?”, questionou.

Barbosa criticou a “cara de pau” e cobrou o plano de governo de Rollemberg e afirmou estarem perdidos em relação a gestão da Saúde do DF. “Estão perdidos. Um governo que no terceiro ano, não sabe o que fazer com a saúde, vem propor a reforma da Estratégia da Saúde da Família, no maior engodo, na maior mentira, para acabar com o centro de saúde tradicional que deu tanto trabalho para ser criado e agora quer acabar com o maior hospital.”, disse ao chamar de “aventura” e reafirmar que o governo acabou com a saúde do DF.

Barbosa criticou ainda “a única obra” que o governo utiliza como propaganda, ao se referir ao Hospital da Criança de Brasília José de Alencar (HCB), e lembrou ter inaugurado além de ter assinado a liberação de recursos para a construção do bloco II daquela unidade.

O vice-presidente do SINDATE-DF observou que os médicos também discordam da instituição do IHBDF e que Barbosa, ao tomar conhecimento da manifestação, mesmo sem ser convidado, foi até o local para demonstrar apoio aos auxiliares e técnicos em enfermagem.

Após a manifestação, auxiliares e técnicos em enfermagem e usuários do SUS-DF deram um abraço simbólico no HBDF.

Confira o vídeo

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever