A pedido de Rodrigo Delmasso, Saúde do DF, apresenta relatório sobre falta de leitos de UTI

Print Friendly, PDF & Email

Preocupado com a precariedade nos hospitais públicos do DF, o deputado Delmasso (Podemos) enviou o requerimento 2143/2016 para cobrar a Secretaria de Saúde sobre a falta de leitos nas UTIs. Por meio de um ofício, a Secretaria enviou uma resposta detalhada ao gabinete do parlamentar.

De acordo com a Secretaria de Saúde, são 411 leitos de UTI e 373 leitos do SUS, representando 1,4 leitos por 10.000 habitantes, bem abaixo do mínimo recomendado. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é ter de 3 a 5 leitos para cada mil habitantes.

Ainda segundo o órgão, o déficit é motivado por necessidade de leitos de retaguarda, manutenção dos equipamentos, abastecimentos irregulares de medicamentos, equipe sobrecarregada por horas extras para se complementar as escalas e existência de um transporte sanitário ineficiente para resgatar pacientes.

O subsecretário de Atenção Integral a Saúde, Dr. Daniel Seabra, afirmou que a insuficiência de profissionais, principalmente médicos que tenham interesse em prestar concurso público, é um dos graves problemas. “Sem a presença de uma equipe que trabalhe com o mesmo objetivo e em quantidade adequada, não há como avançar”.

Atualmente a Secretaria de Saúde enfrenta dificuldades em todas as esferas de gestão e foi decretado Estado de Emergência desde janeiro de 2015. “Mais do que abrir leitos de UTI é necessário desbloqueá-los associado com a regularidade do abastecimento e das manutenções preventivas e corretivas dos leitos”, afirmou o Dr. Seabra.

Fonte: Rodrigo Delmasso

0

Kleber Karpov

@KleberKarpov Jornalista (MTB 10379-DF) Perfil Acadêmico e Profissional Graduado em Jornalismo pelas Faculdades Icesp no DF; Consultor em Tecnologia da Informação; Consultor em Marketing Político; Coordenador de Campanhas políticas ou institucionais; ex-Assessor Parlamentar na Câmara Federal; Diretor Administrativo da Associação Brasiliense de Blogueiros de Política; Projetos Pessoais e Sociais: Criador do projeto Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública dedicado às vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Editor e Apresentador do telejornal Quero Meu Carro de Volta, veiculado pela TV Gênesis, em todo o Brasil, Argentina, México, Espanha e parte dos EUA. Envie sua sugestão de pauta: Whatsapp: (61) 9606-2984 E-Mail: karpovls@gmail.com

Você pode gostar...

Comentário