19.5 C
Brasília
05 dez 2025 09:19

Vicente Pires recebe tenda de acolhimento a pacientes com dengue

Unidade é a sétima instalada pelo GDF só neste mês; Secretaria de Saúde irá ampliar oferta de atendimento na tenda de Planaltina, que passará a ser 24 horas

Por Victor Fuzeira

Os moradores de Vicente Pires agora contam com mais um reforço no combate à dengue. Nesta quarta-feira (24), o Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou, na região administrativa, a 7ª tenda para acolhimento a pacientes com suspeitas da doença. A estrutura foi montada no estacionamento da unidade de pronto atendimento (UPA) da cidade e funcionará das 7h às 19h, atendendo tanto pacientes adultos quanto pediátricos.

As tendas de acolhimento garantem profissionais e infraestrutura para um atendimento mais célere dos pacientes que apresentam sintomas de dengue | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A instalação de Vicente Pires faz parte das 11 estruturas que estão sendo disponibilizadas à população do DF ao longo deste mês. Todas contam com espaço para triagem dos pacientes, consultórios, farmácia e sala de hidratação. Nos próximos dias, serão entregues as quatro tendas restantes, em Samambaia, no Plano Piloto, Varjão e Areal.

Até o momento, as tendas já inauguradas – Guará, Gama, Paranoá, Planaltina, Ceilândia e Taguatinga – garantiram atendimento a 7,5 mil pessoas. As três primeiras atendem 24 horas e foram as primeiras entregues pelo governo.

A Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) pretende ampliar o horário de funcionamento de outras unidades. “A gente está ampliando, possivelmente até sexta-feira (26), para que a tenda de Planaltina também passe a funcionar 24 horas”, antecipou a secretária-adjunta de Gestão em Saúde, Nelma Louzeiro.

A secretária lembra que, assim como as demais unidades, a tenda de Vicente Pires também está estrategicamente posicionada perto de hospitais, unidades de pronto atendimento (UPAs) e unidades básicas de saúde (UBSs).

“Com essa estrutura, a gente consegue atender de forma rápida os casos de dengue. Nós temos aqui tanto atendimento adulto como atendimento pediátrico”, diz o diretor médico das tendas, Clauber Lourenço

“Ela está ao lado da UPA de Vicente Pires para dar esse suporte a população. Aqui nós temos, inclusive, uma sala vermelha para, caso o paciente chegue em um estado um pouco mais agravado, ele possa ser estabilizado aqui e, se necessário, seja transferido posteriormente”, explica. “Importante dizer que a gente tem tido um mínimo de transferências nos casos porque a resolutividade da tenda tem correspondido”, prossegue.

Agilidade no atendimento

A coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Sandra França, afirma que as unidades chegam para garantir um atendimento mais célere dos pacientes sintomáticos da doença e, consequentemente, reduzindo a pressão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

“Foi muito rápido, achei que ia demorar mais, mas já estou aguardando pelo resultado do exame, disse o zelador Carlos Augusto, que foi à tenda acompanhado da esposa, Vaneide da Silva

“As tendas vêm com esse tom de que a gente possa assistir a nossa comunidade que precisa do atendimento, e para dar condição dos outros equipamentos de saúde assistirem outras demandas, para dar condição para a gente atender o nosso pré-natal, fazer o atendimento da gestante, do hipertenso, do diabético e das outras patologias”, detalha a servidora.

Com três médicos por turno, a expectativa é que a tenda de Vicente Pires realize 150 atendimentos por dia. O espaço conta com triagem, consultórios, farmácias, sala vermelha e de hidratação, além de uma área de descanso para os funcionários. “Com essa estrutura, a gente consegue atender de forma rápida os casos de dengue. Nós temos aqui tanto atendimento adulto como atendimento pediátrico também”, enfatiza o diretor médico das tendas, Clauber Lourenço.

Um dos primeiros atendidos na unidade foi o zelador Carlos Augusto, de 41 anos. Ele se surpreendeu com a agilidade do atendimento: “Foi muito rápido, achei que ia demorar mais, mas já estou aguardando pelo resultado do exame”, diz o morador de Águas Claras.

A babá Vaneide da Silva, 43, também elogia a qualidade do atendimento. “O atendimento aqui é bom, organizado, ótimo. Eu amei, foi rápido demais, em 10 minutinhos já tinha sido atendida”, relata.

Arte: Agência Brasília

Locais das novas tendas de acolhimento já instaladas

Com funcionamento 24 horas

→ Gama: estacionamento do Hospital Regional do Gama (HRG)

→ Guará: em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) 1

→ Paranoá: estacionamento do Hospital da Região Leste (HRL)

Com funcionamento diário, das 7h às 19h

→ Ceilândia: estacionamento do Hospital Regional de Ceilândia (HRC)

→ Planaltina: estacionamento do Hospital Regional de Planaltina (HRP)

→ Taguatinga: estacionamento do ambulatório do Hospital Regional de Taguatinga (HRT)

→ Vicente Pires: estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA)

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...