18.5 C
Brasília
04 fev 2026 04:09

Vermífugo contra Covid-19 é testado em 17 hospitais, incluindo HFA e Hran

Institutos ligados ao Ministério da Ciência e Tecnologia lideram pesquisas sobre a eficácia de remédios no combate ao novo coronavírus

O Ministério da Ciência e Tecnologia irá testar a eficácia do vermífugo nitazoxanida em 500 pacientes infectados com o novo coronavírus, espalhados por 17 hospitais no país. No Distrito Federal, o Hospital das Forças Armadas (HFA) e o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) receberão pesquisadores para aplicar o medicamento em pessoas contaminadas por Covid-19. O anúncio foi feito pelo ministro Marcos Pontes durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (19/05).

Esta será a segunda etapa de testes em humanos. Na primeira fase, outros 500 pacientes se revezaram entre os que receberam o composto e os que ingeriram placebo (substância sem efeito algum).

“Esse medicamento não tem efeitos colaterais, pode ser usado combinado com outros remédios e, em testes em laboratório, com células isoladas, apresentou 94% de redução da carga viral. O fármaco começou a ser testado junto com outros dois mil. No passado, a nitazoxanida já foi usada para combater epidemias de outros vírus”, disse o ministro, na coletiva.

A diferença entre as duas fases está na gravidade dos sintomas dos pacientes. Inicialmente, apenas pessoas com indícios mais evidentes, como febre alta e tosse, participaram do estudo. Na pesquisa mais recente, infectados com sintomas leves e mesmo assintomáticos poderão ser testados.

Cientistas brasileiros já testaram dois mil medicamentos com o objetivo de identificar fármacos capazes de inibir proteínas fundamentais para a replicação viral. Pesquisadores encontraram seis moléculas eficazes, que seguiram para testes in vitro. Nessas testagens, dois dos compostos reduziram a replicação viral em células.

Da última vez em que convocou a imprensa, Pontes também anunciou a produção de reagentes nacionais para a detecção do novo coronavírus, bem como a utilização de inteligência artificial, que permitiria, segundo o ministro, a realização de 500 mil exames por dia.

Fonte: Metrópoles

Reduz número de pedestres e ciclistas mortos no trânsito do DF em 2025

Por Kleber Karpov Dados estatísticos divulgados pelo Departamento de Trânsito...

Hospital de Ceilândia reinaugura pediatria após reforma

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

GDF abre prazo para renegociação de débitos referentes a TFE e TEO

Por Kleber Karpov Mais de 160 mil empresários e executores de...

Vagas para mecânico de veículos oferecem maiores salários desta quarta-feira (4)

Distrito Federal tem 528 oportunidades de emprego disponíveis com...

Ibaneis assina ordem de serviço e destrava obra histórica da nova sede do TRF1

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Aprova no Senado MP que cria programa Gás do Povo vai à sanção presidencial

Por Kleber Karpov Após a aprovação na Câmara dos Deputados...

Destaques

Reduz número de pedestres e ciclistas mortos no trânsito do DF em 2025

Por Kleber Karpov Dados estatísticos divulgados pelo Departamento de Trânsito...

Hospital de Ceilândia reinaugura pediatria após reforma

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

GDF abre prazo para renegociação de débitos referentes a TFE e TEO

Por Kleber Karpov Mais de 160 mil empresários e executores de...

Prazo para negociar dívidas de ICMS com até 70% de desconto em multas e juros termina na terça (10)

Por Kleber Karpov O prazo para pessoas físicas e jurídicas...

Vagas para mecânico de veículos oferecem maiores salários desta quarta-feira (4)

Distrito Federal tem 528 oportunidades de emprego disponíveis com...