18.5 C
Brasília
05 dez 2025 04:46

Vai de Graça: Mais de 782 mil viagens gratuitas no primeiro dia de Carnaval no DF

Juntos, ônibus e trens do metrô registraram um aumento de 23% em relação ao ano passado; operação transcorreu sem ocorrências nem atos de vandalismo

Por Thaís Miranda

No primeiro dia de implementação do programa Vai de Graça, o transporte público do Distrito Federal registrou um aumento significativo no número de passageiros. No sábado (1º), 782.108 viagens gratuitas foram feitas pelos ônibus e metrô, o que representa um crescimento de 23% em relação ao mesmo dia do ano passado, quando foram registradas 633.473.

Gratuidade, já instituída como obrigatória nos domingos e feriados, foi estendida durante o Carnaval | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

A iniciativa instituída pelo governador Ibaneis Rocha garante a gratuidade no transporte público aos domingos e feriados. O programa começou a valer no Carnaval, proporcionando deslocamento gratuito para a população desde sábado até as 23h59 de terça-feira (4). A medida tem o objetivo de beneficiar os moradores do DF, além de impulsionar o comércio, a economia e o turismo na capital.

“Tivemos um dos melhores inícios de Carnaval de todos os tempos, mais seguro e com transporte acessível gratuito”

Zeno Gonçalves, secretário de Transporte e Mobilidade

De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, a quantidade de ônibus e vagões disponibilizados foi o suficiente para atender os foliões. “O primeiro dia do Vai de Graça foi um verdadeiro sucesso”, afirmou. “A frota disponível foi mais do que suficiente; não tivemos nenhuma ocorrência de vandalismo, e, por volta de 1h30 da manhã, a Rodoviária do Plano já estava completamente vazia, todos já haviam voltado para casa. Tivemos um dos melhores inícios de Carnaval de todos os tempos, mais seguro e com transporte acessível gratuito”.

As empresas Piracicabana, Pioneira, Urbi, Marechal e BsBus registraram 546.245 viagens no sábado de Carnaval — um aumento de 21% em comparação com o mesmo dia do ano passado, quando o número foi de 449.781. O restante contabilizado em viagens de ônibus foi registrado por cooperativas e empresas de transporte rural.

67.868

Número de pessoas que viajaram gratuitamente pelo Metrô-DF no primeiro dia do programa

Já o Metrô-DF  transportou gratuitamente 67.868 pessoas no primeiro dia do programa. No mesmo dia do ano passado, o número foi de 65.965.

Com a gratuidade, a expectativa é que mais pessoas utilizem o transporte coletivo, facilitando o acesso aos eventos carnavalescos e promovendo uma cidade mais acessível e sustentável. Para implementar o Vai de Graça, o Governo do Distrito Federal (GDF) subsidiará o valor aproximado de R$ 56 milhões por ano.

Vai de Graça

Para atender a demanda carnavalesca, a Semob-DF elaborou uma programação especial de horários e itinerários que facilita o deslocamento dos passageiros até blocos e festas

Além das linhas regulares de ônibus que atendem a capital, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) reforçou a frota e a quantidade de viagens, especialmente nos horários de dispersão, após o encerramento dos eventos carnavalescos. Vale lembrar que, por não haver cobrança de passagem nos ônibus e no metrô, não serão aceitos cartões de débito e crédito.

Como funciona

Para garantir o transporte gratuito, o passageiro poderá utilizar o Cartão Mobilidade, Vale-Transporte, carteirinha de PcD ou de Idoso ou Passe Livre Estudantil, para a liberação automática na catraca. Já os cartões de crédito e débito e a modalidade Pix não serão aceitos.

Quando o cidadão não possuir um desses cartões, basta avisar ao cobrador e solicitar a liberação da catraca. O acesso será mantido pela porta frontal, e o desembarque, pelas demais. Assim, será possível medir o número de usuários da gratuidade.

Programação dos ônibus

Para atender a demanda carnavalesca, a Semob-DF elaborou uma programação especial de horários e itinerários que facilita o deslocamento dos passageiros até blocos e festas. Haverá reforço na frota e na quantidade de viagens, especialmente nos horários de dispersão dos blocos, após o encerramento dos eventos. Veja, abaixo, o cronograma.

→ Segunda (3) – Programação de dia útil com reforço ao longo do dia e no encerramento dos eventos (conforme demanda)

→ Terça (4) – Tabela horária de sábado com reforço de viagens ao longo do dia e no encerramento dos eventos (conforme demanda)

→ Quarta (5) – Programação de dia útil com reforço no período das 11h às 13h, em função do início de expediente às 14h nas repartições públicas locais e federais.

A Semob-DF lembra que os ônibus do Entorno não entram na programação da gratuidade, por serem controlados pelo governo federal.

Programação do Metrô-DF

Durante todo o período de Carnaval, o acesso ao Metrô-DF também será gratuito, com período de funcionamento estendido até terça-feira (4).

→ Segunda (3) – Das 5h30 à 1h do dia seguinte

→ Terça-feira (4) – Das 5h30 à 1h do dia seguinte.

Todas as estações estarão abertas para embarque e desembarque até as 23h30. Após esse horário, entre as 23h30 e a 1h, apenas a Estação Central funciona para embarque e desembarque; as demais, apenas para desembarque.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...