Por Kleber Karpov
A Prefeitura de São Paulo registrou a imunização de 624 gestantes contra o vírus sincicial respiratório (VSR) durante o primeiro dia da campanha, realizado neste sábado (06/Dez). A iniciativa tem como foco a transferência de anticorpos maternos para proteger bebês com menos de seis meses contra infecções respiratórias graves.
O ciclo vacinal é indicado a partir da 28ª semana de gestação. Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, Mariana Araújo, a estratégia é fundamental para garantir a defesa imunológica dos recém-nascidos no período de maior vulnerabilidade a complicações respiratórias.
“A implementação dessa vacina é muito importante para a saúde dos bebês menores de 6 meses. Vacinar a gestante garante a proteção dos recém-nascidos nos primeiros meses de vida, quando são mais vulneráveis e podem desenvolver formas graves da doença”, destacou Mariana Araújo.
Serviço e dados epidemiológicos
Dados do Ministério da Saúde apontam o VSR como agente responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias em crianças menores de dois anos. A campanha segue a partir desta segunda-feira (08/Dez) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com atendimento das 7h às 19h.
Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identificação e comprovante de idade gestacional emitido durante o pré-natal. A disponibilidade dos imunizantes na rede municipal pode ser consultada previamente pela plataforma De Olho na Fila.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










