19.5 C
Brasília
05 dez 2025 10:44

Vacina contra herpes-zóster reduz risco de infarto e AVC em até 18%

Estudo apresentado em congresso europeu reforça imunizante como pilar na prevenção cardiovascular, mas acesso no Brasil ainda é restrito à rede privada

Por Kleber Karpov

Uma pesquisa global apresentada neste sábado (30/Ago), durante Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia em Madri, indica que a vacina contra o herpes-zóster pode reduzir significativamente o risco de doenças cardiovasculares graves, como o acidente vascular cerebral (AVC). O estudo, de autoria do médico Charles Williams, da biofarmacêutica GSK, aponta que adultos de 18 a 50 anos vacinados tiveram uma queda de 18% no risco desses eventos, enquanto para pessoas com mais de 50 anos, a redução foi de 16%.

A revisão sistemática, que analisou 19 pesquisas publicadas sobre o tema, fortalece a posição da Sociedade Europeia de Cardiologia, que já considera a vacinação como o quarto pilar da prevenção médica cardiovascular, ao lado de terapias para hipertensão, colesterol e diabetes. No entanto, o próprio autor do estudo ressaltou a necessidade de mais análises para confirmar a associação. A comunidade médica brasileira, por sua vez, vê os dados com otimismo, mas também com a devida cautela.

Segundo Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), é preciso isolar outras variáveis para compreender o real impacto do imunizante. “A infecção viral não é o único fator desencadeante de doenças cardiovasculares. Então, é preciso separar esses fatores que podem confundir – como a obesidade, hipertensão, diabetes – para que a gente entenda, realmente, o papel da vacina nessa prevenção”, ponderou em entrevista à Agência Brasil.

Evidências crescentes

Renato Kfouri relata que associação entre a vacina e redução de eventos cardiológicos tem evidências – SBIm/Divulgação

Apesar da necessidade de mais estudos, Kfouri confirma que a associação entre vacinas virais e a redução de eventos cardiovasculares não é nova. Ele cita o exemplo da imunização contra a gripe (influenza), que também diminui os riscos de infartos e AVCs ao prevenir a infecção. Para ele, a mesma lógica se aplica ao herpes-zóster.

“Evidências vão se acumulando, também, em relação à vacina do Zoster, que é um precipitador de eventos cardiovasculares a infecções. Consequentemente, a sua prevenção pode se traduzir em uma prevenção também para esses eventos cardiovasculares”, afirma o infectologista.

O inimigo e suas complicações

O herpes-zóster, ou “cobreiro”, é causado pela reativação do vírus Varicela-Zóster, o mesmo da catapora, que permanece latente no sistema nervoso. Acredita-se que, ao ser reativado, o vírus pode invadir vasos sanguíneos, gerando uma inflamação que leva a complicações circulatórias. Contudo, os danos da doença vão muito além do risco cardiovascular.

Renato Kfouri alerta para as graves consequências da infecção, que impactam severamente a qualidade de vida. “O herpes oftálmico, que pode levar a perda de visão. A neuralgia pós-herpética, que é muito mais comum com a idade [avançada]. Quanto mais idoso é o indivíduo, maior a chance de ele permanecer com dor. E dor é importante, o tratamento é difícil e, muitas vezes, impacta a qualidade de vida”, enumera.

Acesso e Custo no Brasil

No Brasil, a proteção contra o herpes-zóster ainda é para poucos. Disponível apenas na rede privada, o esquema vacinal completo, com duas doses, tem um custo total que varia entre R$ 1,7 mil e R$ 2 mil. O Ministério da Saúde solicitou em abril uma análise da Conitec para a possível incorporação da vacina no SUS, mas ainda não há um parecer técnico sobre a viabilidade da medida.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...