18.5 C
Brasília
21 mar 2026 05:56

UPA de Sobradinho reabre 10 leitos e um consultório

Investimentos do GDF buscam melhorar a oferta de serviços de saúde à população

Com o objetivo de aumentar a assistência aos moradores da região norte do Distrito Federal, foram reabertos, nesta segunda-feira (12), um consultório e 10 leitos da Sala Amarela da Unidade de Pronto Atendimento de Sobradinho, locais que estavam inoperantes há um ano.

“Essas obras pequenas melhoram a vida da população. Estamos renovando a estrutura da UPA, abrindo alas fechadas há mais de um ano e, daqui a 15 dias, abrindo mais uma sala, que nunca tinha sido aberta”, frisou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

Presente à entrega, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, ressaltou que os 10 novos leitos são primordiais para os pacientes que chegam à UPA em situação de maior complexidade.

“Além disso, a unidade foi reformada. Tem em torno de R$ 200 mil de investimento, com insumos, infraestrutura, camas novas e hotelaria. Tenho certeza de que os pacientes serão melhor atendidos nessa UPA de Sobradinho”, afirmou Okumoto.

A reativação do consultório e da sala foi possível graças à chegada de novos profissionais contratados pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), que também providenciou a reforma e o reabastecimento de medicamentos e insumos hospitalares.

Até agora, foram encaminhados para essa unidade 16 médicos, entre emergencistas e clínicos, 26 enfermeiros, oito técnicos de enfermagem e quatro técnicos de laboratório. Mais profissionais devem chegar até o próximo mês.

Para reforçar ainda mais os serviços, o diretor-presidente do Iges-DF, Francisco Araújo, informou que mais unidades de pronto atendimento serão construídas em todo o DF. “Este ano ainda, o instituto estará entregando mais seis UPAs no Distrito Federal”, prometeu.

Estrutura

A Sala Amarela recebe pacientes que têm indicação de internação, sendo que eles devem ficar em observação no local por, no máximo, 24 horas. Caso seja necessário ampliar esse tempo, a equipe providencia a transferência para os hospitais.

A Sala Amarela conta com pontos de oxigênio, leitos e carrinhos de emergência equipados para atendimento em caso de parada cardiorrespiratória. O paciente é assistido por equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiros e técnicos em enfermagem, nutricionista e assistente social. Na UPA, também atuam bioquímicos, farmacêuticos e profissionais de saúde bucal.

Atendimentos

Atualmente, a UPA de Sobradinho realiza, em média, 2,7 mil atendimentos mensais.

Além da Sala Amarela, a unidade conta com a Sala Vermelha, que possui quatro leitos para atender a pacientes graves. O espaço é equipado com ventiladores mecânicos, monitores cardíacos, bombas de infusão e rede de oxigênio. Os aparelhos são similares aos de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Na Sala Verde, há equipes de enfermagem e poltronas para que os pacientes em condição menos grave fiquem em observação por poucas horas e recebam medicação. A estrutura conta ainda com farmácia, laboratório, sala de raios-X e seis consultórios em funcionamento.

Reformas

Assim como as outras cinco UPAs do DF, a unidade de Sobradinho recebeu reforma e manutenção feitas pelo Iges-DF. Entre as melhorias, houve intervenções na parte elétrica e hidráulica, reparos e troca de partes do piso e substituição de louças dos banheiros.

Além disso, todos os equipamentos receberam manutenção, cinco longarinas (bancos com quatro lugares) foram colocadas no local e houve a entrega de 10 colchões novos com travesseiros, enxoval, além de três cadeiras de rodas.

Fonte: Agência Saúde DF

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Dentistas em UTIs ajudam a prevenir infecções e podem salvar vidas

Por Kleber Karpov A atuação de cirurgiões-dentistas em Unidades de...

Destaques

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Ministério da Saúde se reúne com Banco dos BRICS para avançar implantação da rede nacional de hospitais inteligentes

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cumpriu...

Estudante de Planaltina assume Secretaria de Justiça e Cidadania por um dia e vivência rotina de gestão

Por Kleber Karpov A estudante Ana Luísa Silva Pereira, de...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...