25.5 C
Brasília
05 dez 2025 14:11

Unidades do Cras do DF disponibilizam acesso gratuito à internet

Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria de Economia, instalou wi-fi em todas as 29 unidades distribuídas pelo Distrito Federal

O cidadão sem internet no celular, mas que precisa solicitar agendamento de atendimento nos centros de Referência de Assistência Social (Cras), pode usar a rede das unidades. Os 29 Cras espalhados pelo Distrito Federal passam a contar com rede wi-fi gratuita. O alcance do serviço é de cerca de 200 metros, mas passível de interferências devido às paredes e aos obstáculos naturais do perímetro.

“Esses centros são a porta de entrada para a política de assistência social. É o ponto focal de atendimento à comunidade. Então, o acesso público à internet gratuita para esse público é fundamental para viabilizar a solicitação dos serviços” – Mayara Noronha Rocha, secretária de Desenvolvimento Social

“Esses centros são a porta de entrada para a política de assistência social. É o ponto focal de atendimento à comunidade. Então, o acesso público à internet gratuita para esse público é fundamental para viabilizar a solicitação dos serviços”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

Foram 35 equipamentos doados pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, da Secretaria de Economia, à Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF), que, internamente, tratou da implementação do sistema por meio da equipe da Subsecretaria de Gestão da Informação, Formação, Parcerias e Redes.

A estimativa é de que quase 250 pessoas, por unidade, sejam beneficiadas por essa iniciativa. “Esse projeto sempre esteve no planejamento da pasta, pois é algo voltado diretamente ao cidadão. Porém, a parceria com a equipe da tecnologia do GDF viabilizou e antecipou esse projeto”, enfatiza o subsecretário Rodrigo Freitas.

De acordo com os gestores, a intenção é expandir para outras unidades socioassistenciais. Um equipamento móvel já acompanha os eventos da Sedes, onde há necessidade de acesso do público à internet, como no 2º PopRuaJud. A ação, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorreu no último dia 8, no Centro Pop Brasília, na Asa Sul, e levou serviços jurídicos a pessoas em situação de rua.

Itamar Nunes, 40 anos, foi um dos que testou a rede nesse dia. “Eu precisei consultar alguns números de documentos que eu não tinha mais. Porém, pelo celular, consegui acessar essas informações”, conta.

A conexão pode variar em cada unidade e, principalmente, da tecnologia do aparelho utilizado. Na maioria das unidades, ela atinge 16 Mbps (dedicados, o que é diferente da internet residencial).

O acesso ocorre pelo Facebook, pelo LinkedIn ou basta criar uma conta com nome, CPF e e-mail. A partir daí, a navegação está liberada.

Wi-fi nos restaurantes

Os restaurantes comunitários de Samambaia, Itapoã, Paranoá e Ceilândia também contam com rede disponível para os clientes. Nesse caso, porém, trata-se do Wi-Fi Social DF, projeto do GDF que consiste na disponibilização de acesso público e gratuito à internet.

Para acessar, basta estar em um desses quatro refeitórios e seguir os seguintes passos:

– Ligue o wi-fi de seu aparelho celular;
– escolha uma rede que tenha o nome Wi-Fi Social;
– aguarde a tela de cadastro e preencha todos os dados;
– aceite os termos de uso e as políticas de privacidade;
– assista à publicidade;
– pronto, você está conectado ao Wi-Fi Social DF.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...