25.5 C
Brasília
05 dez 2025 18:27

Unidade de cirurgia bariátrica do HRAN se destaca no acompanhamento completo de pacientes

Serviço da Secretaria de Saúde promove atenção continuada; usuários contam com apoio no período pré e pós-operatório, seguindo até vários anos depois da realização do procedimento

Por Kleber Karpov

A unidade de cirurgia bariátrica do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), inaugurada em maio, foi estruturada para oferecer atendimento especializado e humanizado a pessoas com alto grau de obesidade. A unidade conta com consultórios amplos, portas mais largas e cadeiras reforçadas, de modo a oferecer um ambiente mais confortável e privativo para os pacientes, que precisam de condições especiais para o atendimento.

“O paciente portador de obesidade precisa de condições especiais para atendimento. Aqui, ele é melhor acolhido e tem toda uma equipe multidisciplinar”, afirma a médica responsável técnica pelo serviço no Hran, Ana Carolina Fernandes.

A unidade, que conta com um espaço físico com seis consultórios, tem uma equipe composta por nove cirurgiões, dois psicólogos, uma endocrinologista, duas técnicas de enfermagem e três nutricionistas, e realiza cerca de mil atendimentos por mês.

Qualidade de vida

A oferta de cirurgia bariátrica no HRAN, por intermédio da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), conta com procedimento realizado por videolaparoscopia, uma técnica minimamente invasiva, com pequenas incisões no abdome. O método reduz o tempo de cirurgia e de internação.

Segundo Ana Carolina, os resultados esperados vão além da estética, pois o paciente passa por uma mudança metabólica com a perda de peso, o que resulta em melhoras em comorbidades como diabetes e pressão alta, e em problemas ortopédicos. “O tratamento traz benefícios em curto, médio e longo prazo”, diz.

Os resultados do procedimento são percebidos pelos pacientes, como a auxiliar de limpeza Mislane Soares, 45, que fez a cirurgia em 2009. Ela ainda hoje, a cada seis meses, faz o acompanhamento no Hran. “Foi uma decisão acertada. Minha qualidade de vida melhorou, minha expectativa de vida ficou maior. Até a sociedade em si olha de forma diferente pra gente. A gente se sente excluído e depois começa a se socializar de novo, as pessoas te olham diferente”, conta.

O tratamento da obesidade, contudo, é contínuo, mesmo após a cirurgia. A nutricionista Karyne de Sousa explica que, na etapa pré-operatória, a equipe identifica erros e transtornos alimentares, e deficiências de nutrientes e vitaminas. “A cirurgia é uma ferramenta para auxiliar o paciente na perda de peso e no controle de comorbidades, mas a obesidade é uma doença crônica, é uma doença que não deixa de existir, mesmo quando o tratamento é muito eficaz. Então, a pessoa precisa continuar com acompanhamento para o resto da vida”, detalha.

Atenção integral 

A porta de entrada para o serviço é a rede de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que oferece acompanhamento para pacientes acima do peso. Se for indicado o tratamento cirúrgico, o paciente é encaminhado às unidades especializadas, como o Centro Especializado em Obesidade, Diabetes e Hipertensão (Cedoh) e o Centro de Atenção ao Diabetes e Hipertensão Adulto (Cadh). No caso de Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 50, o paciente pode ser atendido diretamente no Hran.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...