18.5 C
Brasília
05 dez 2025 06:22

UnDF forma primeira turma de Gestão Ambiental com foco nos desafios do DF

Formandos da turma ‘Flor do Cerrado’ destacam formação prática e o impacto social da universidade pública em suas trajetórias profissionais e de vida

Por Kleber Karpov

A Universidade do Distrito Federal (UnDF) formou em julho sua primeira turma do curso de tecnologia em Gestão Ambiental, batizada de ‘Flor do Cerrado’, com a missão de preparar profissionais para atuar nos desafios de sustentabilidade do próprio DF e da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride). A graduação, com duração de quatro semestres, se destacou pela formação prática e pela inserção dos estudantes em espaços públicos desde o início do curso, consolidando o papel da jovem instituição no ensino superior público da capital.

A proposta pedagógica, segundo a pró-reitora de Graduação da UnDF, Alessandra Edver, é atender a uma demanda local por gestores qualificados e comprometidos com a realidade da região. Ela explica que a imersão dos alunos em projetos comunitários é um diferencial. “Essa imersão permite compreender o contexto social, identificar necessidades e propor soluções assertivas para a realidade local”, ressaltou Edver. “Buscamos justamente permitir que o estudante possa enxergar esse contexto e pensar em resoluções para os problemas do DF”, complementa.

Do autoconhecimento à sustentabilidade

Entre os formandos, os projetos de vida agora integram a nova qualificação. Randy Pulido, 38 anos, busca unir os conhecimentos do curso com seus estudos em psicologia analítica para criar um empreendimento inovador. “A minha proposta é usar o meio ambiente como porta de entrada para o autoconhecimento, promovendo mudanças de comportamento que beneficiem tanto as relações humanas quanto a preservação da natureza”, explica.

Oportunidade que transforma

Escolhido como orador da turma, Daniel Marques de Jesus, 24, morador de Ceilândia, vê na UnDF uma ferramenta de transformação social. “Para mim, que nunca tive a oportunidade de pagar uma faculdade, a UnDF foi muito importante. O curso me proporcionou uma base técnica e crítica para entender e atuar em questões ambientais”, comenta Marques, que foca em concursos públicos. Em seu discurso, ele destacou a superação coletiva. “Falei sobre a nossa trajetória, das dificuldades que enfrentamos por ser uma faculdade em formação e da importância do que alcançamos”, conta. Para ele, o legado é claro: “A UnDF formou profissionais comprometidos com a transformação social. É um projeto jovem, mas com grande potencial para se consolidar ao longo do tempo.”

Um leque de possibilidades

A formatura também abriu novos horizontes para Isabela Virgínia Miranda, 31. Já formada em radiologia, ela viu no curso a chance de trabalhar com a preservação ambiental. Hoje, atua no Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente (ICIMA) e planeja reformular seu empreendimento pessoal com uma visão mais sustentável. “A universidade foi muito importante para mim. Agora consigo ter muitas opções profissionais abertas: posso ser consultora, trabalhar na administração pública, com certificação, licenciamento. É um leque de possibilidades”, afirma. Seus planos incluem uma cozinha lixo zero, mostrando a aplicação prática do aprendizado: “Hoje estou mais voltada para a implementação de uma alimentação à base de plantas, com uma cozinha lixo zero e essa pegada mais sustentável mesmo.”




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. d

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...