Por Kleber Karpov
Brasília se consolida como um destino estratégico no mapa do turismo brasileiro, agora reconhecida como um polo para grandes eventos culturais, esportivos e de negócios. Somente na última semana, a capital sediou os Jogos da Juventude, o show da cantora Katy Perry e a apresentação da dupla Henrique & Juliano, eventos que atraem um fluxo constante de visitantes e impactam diretamente a economia local, com a arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) projetada para saltar de R$ 8 milhões em 2022 para R$ 80 milhões em 2025, segundo a Secretaria de Turismo (Setur-DF).
Capital preparada
A transformação da cidade, antes conhecida por sua vocação cívica e arquitetônica, é atribuída a uma combinação de fatores estruturais e investimentos públicos. “A capital está muito preparada para receber turistas. É uma cidade segura, o aeroporto é próximo ao centro da cidade e conecta turistas do Norte e Nordeste de forma cômoda e acessível devido à quantidade de voos”, pontua o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo.
O secretário destaca ainda a proximidade da rede hoteleira com os principais espaços, como a Arena BRB, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães e o Pavilhão do Parque da Cidade. “Esses fatores ajudaram a consolidar Brasília no segmento”, reforça Araújo, quebrando um antigo estigma. “Anteriormente, a máxima era de que em Brasília não tinha nada para fazer no final de semana. Hoje já somos consideradas a capital dos eventos por causa da infraestrutura da cidade e também pelas ações do GDF de fortalecimento dos setores gastronômico, hoteleiro e turístico”.
Experiência positiva

A percepção positiva é compartilhada por quem visita a cidade para os eventos. A médica veterinária Fernanda Araújo, 25 anos, viajou de Roraima a Brasília apenas para o show de Katy Perry, na sexta-feira (19/Set). “Escolhi o show de Brasília pela questão geográfica, porque, como conecta o país, consegue trazer muita gente do Norte e Nordeste, então fica mais barato para nós. O segundo fator foi que tenho uma amiga que mora aqui e fez muitos comentários positivos sobre a acessibilidade e segurança da região”, conta.
Para a analista administrativa Letícia Moraes, 26, a infraestrutura local é um diferencial. “Peguei um hotel aqui do lado e levei uns dez minutos para chegar aqui, caminhando. Em São Paulo isso é impossível, fui para um festival que teve lá no último final de semana e sofri para pegar o metrô”, compara a jovem, nascida em Ceilândia. O assistente de relacionamento Matheus Brito, 28, que mora no Rio de Janeiro desde 2017, também retornou à cidade natal para o show. “Tenho visto nos últimos anos o boom que Brasília está tendo, com mais visibilidade nacional e com shows de outros artistas além da Katy Perry, como o do Bruno Mars”, afirma.
Impacto econômico
O movimento crescente é refletido nos números. Dados da Inframerica indicam que, de janeiro a junho, o Aeroporto Internacional de Brasília registrou o desembarque de aproximadamente 440 mil passageiros, um aumento de 38% em comparação ao mesmo período de 2024. No mesmo período, mais de 44 mil visitantes estrangeiros pousaram na capital, um resultado 8,3% superior ao ano anterior.
Esse fluxo impulsiona diretamente o setor de serviços. Para Jael Silva, presidente do Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhobar), a mudança é clara. “A gente tem visto, realmente, uma mudança no fluxo de turistas aqui na capital federal. Isso traz um novo público para o trade hoteleiro”, enfatiza. “A Secretaria de Turismo tem procurado trazer mais eventos para a cidade, o que colabora para esta melhora. Não só shows, mas eventos esportivos […] movimentam toda a rede hoteleira e todo o sistema de bares de Brasília, melhorando muito a situação econômica”.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










