18.5 C
Brasília
22 jan 2026 09:52

Treinamento de PGRS atualiza colaboradores do IgesDF sobre gerenciamento de resíduos de saúde

O objetivo é garantir correta segregação e destinação de resíduos, minimizando riscos à saúde e ao meio ambiente

Poe Pollyana Cabral

Nesta semana, o auditório do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) sediou o primeiro treinamento simultâneo às unidades do IgesDF sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Saúde (PGRSS), com o intuito de atualizar os colaboradores da instituição. O evento foi coordenado pela Gerência Operacional e o foco principal foi orientar sobre a correta segregação, acondicionamento, identificação, transporte, armazenamento, coleta e destinação dos diferentes tipos de resíduos produzidos nas unidades de saúde.

O treinamento abordou a classificação dos resíduos conforme suas características de periculosidade, toxicidade, inflamabilidade, patogenicidade e corrosividade. Entre os resíduos produzidos, destacam-se os infectantes, químicos, radioativos, comuns e perfurocortantes. “É importante conhecer o resíduo que está sendo produzido, pois assim a identificação e separação ficam mais fáceis”, explicou a bióloga do IgesDF, Laura Cristina Arce Moreth Gatti.

Laura detalhou o processo de gerenciamento de resíduos em nove etapas essenciais: segregação, acondicionamento, identificação, transporte interno, armazenamento temporário, armazenamento externo, coleta interna, transporte externo e destinação final ambientalmente adequada. “Não existe um treinamento específico exigido pela legislação, mas é necessário apresentar um calendário de capacitações no PGRSS. Para cada unidade do IgesDF foi elaborado um PGRSS e realizamos treinamentos in loco sobre resíduos de saúde”, acrescentou a bióloga.

A conscientização dos colaboradores é fundamental para garantir a eficácia do gerenciamento de resíduos. A chefe do Núcleo de Hotelaria das UPAS, Ana Caroline Souza de Moura, reforçou a importância da divulgação dos processos corretos: “A conscientização dos colaboradores e a adesão ao processo de segregação são essenciais para que as etapas funcionem conforme as legislações e normativos vigentes.”

A legislação brasileira, incluindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e as resoluções da ANVISA RDC 222/2018 e CONAMA 358/2005, fornecem diretrizes rigorosas para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. O chefe do Núcleo de Hotelaria do Hospital de Base, Hudson Martins de Souza e a chefe do núcleo de hotelaria do Hospital Regional de Santa Maria, Luciene Ferreira dos Anjos, destacaram que a educação ambiental e a fiscalização são desafios contínuos, especialmente no HBDF e HRSM, os maiores hospitais públicos de Brasília.

“A conscientização dos colaboradores sobre os danos do processo ineficaz e o conhecimento em identificar corretamente os resíduos são primordiais. O processo de segregação é o mais importante, pois, uma vez segregado de forma inadequada, não há como corrigir o erro”, alertou Laura Moreth.

O treinamento também enfatizou a importância de vistorias periódicas nos setores e o monitoramento de indicadores para avaliar o comportamento dos resíduos. “Quando identifico um erro, a primeira medida é conversar com o setor, alertar sobre os riscos e ensinar a forma correta. Caso o erro persista, a área é notificada formalmente”, afirmou a bióloga.

A correta gestão dos resíduos reduz riscos de infecção, previne acidentes, minimiza a exposição a substâncias químicas e previne infecções cruzadas. Com treinamentos contínuos e a conscientização de todos os colaboradores, o IgesDF busca manter suas unidades com um ambiente mais seguro e sustentável para todos.

CFM estuda utilizar Enamed para conceder registro profissional

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Medicina (CFM) analisa...

Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro no Brasil

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Cerrado digital oferece cursos gratuitos de tecnologia em Planaltina e Arapoanga

Por Kleber Karpov A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação...

Projeto oferece saúde visual e bucal gratuita para jovens em oito cidades do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF)...

Aprova VP oferece cursos gratuitos de tecnologia para moradores do Distrito Federal

Por Kleber Karpov A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação...

GDF libera crédito do Cartão Material Escolar a partir de fevereiro

Por Kleber Karpov A Secretaria de Educação do Distrito Federal...

MEIs excluídos do Simples Nacional devem regularizar pendências até 31 de janeiro

Por Kleber Karpov Microempreendedores individuais (MEIs) excluídos do Simples Nacional...

Destaques

CFM estuda utilizar Enamed para conceder registro profissional

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Medicina (CFM) analisa...

Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro no Brasil

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Cerrado digital oferece cursos gratuitos de tecnologia em Planaltina e Arapoanga

Por Kleber Karpov A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação...

Projeto oferece saúde visual e bucal gratuita para jovens em oito cidades do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF)...

“Gratificação Faroeste”: Psol aciona Supremo contra bônus por mortes em ações policiais no Rio de Janeiro

Por Kleber Karpov O Diretório Nacional do Psol protocolou uma...