Por Kleber Karpov
A cidade de Campos Lindos, em Tocantins, é o epicentro de um surto de sarampo no estado. Desde julho, 17 casos foram confirmados no município. A doença, que teve 49 notificações em diversas cidades, tem todos os casos confirmados concentrados na localidade. Dos demais registros, 22 foram descartados e 10 continuam em investigação, segundo dados da Rádio Unitins FM.
Pacientes sem vacina
As investigações do governo estadual indicam um padrão entre os pacientes diagnosticados. A totalidade dos casos confirmados envolve pessoas não vacinadas. Os infectados também tiveram contato com indivíduos oriundos de países com circulação ativa do vírus.
Vigilância e prevenção
Diante do cenário de vulnerabilidade, equipes de vigilância sanitária atuam em Campos Lindos. O trabalho inclui orientação a todos os 139 municípios tocantinenses sobre contenção, vacinação e manejo clínico da doença. O governo estadual garante o abastecimento de imunizantes nas 323 salas de vacinação do estado.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










