Técnico de radiologia denuncia, à CPI da Saúde do DF, a falta de manutenção dos aparelhos

Por Zildenor Ferreira Dourado

A falta de manutenção dos aparelhos de radiologia – como tomógrafos – na rede pública de saúde do DF e o direcionamento do atendimento dos pacientes nas clínicas privadas foram denunciados pelo presidente do Conselho Regional de Radiologia, Adriano Levay, em depoimento na reunião desta quinta-feira (23) na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga indícios de irregularidades na gestão da Secretaria de Saúde.

O técnico advertiu que atualmente cerca de “85% dos exames que poderiam ser feitos na rede pública de saúde do DF” estão sendo executados em clínicas particulares. Segundo criticou, “dos dez tomógrafos dos hospitais públicos, 60% estão quebrados”. Ele afirmou ainda que as máquinas de revelação que ainda estão funcionando são obsoletas, com 30 a 40 de uso, comprometendo a qualidade das imagens obtidas.

“O resultado desse sucateamento são péssimas imagens e o comprometimento dos laudos para detecção das patologias”, enfatizou, reclamando também da falta de radiologistas para a emissão desses laudos. Ele defendeu que os valores pagos com horas extras aos profissionais de saúde seriam suficientes para a contratação de técnicos e médicos especializados na área de radiologia.

Lavay informou aos deputados que entregaria um documento com todas as denúncias envolvendo as falhas na operação da radiologia que prejudicam os pacientes, como a não-manutenção dos aparelhos. Ele lamentou que o conselho de radiologia já apresentou aquelas irregularidades à Vigilância Sanitária e Secretaria de Saúde, sem receber qualquer resposta.

Entre alguns casos relatados pelo representante do conselho, chamou a atenção dos deputados que integram a CPI o abandono no corredor de base de um aparelho de petscan, por falta de local adequado para abrigá-lo com gerador, como também o fato de o tomógrafo estar quebrado.

O presidente da CPI Wellington Luiz (PMDB) e o relator Lira (PHS) consideraram graves as denúncias trazidas pelo técnico de radiologia, lembrando que o depoimento confirma o sucateamento também da área de radiologia e aponta para uma postura deliberada de adoção do modelo de contratação de organizações Sociais (OSs).

Organizações sociais

Ao final da reunião, a proposta de contratação das organizações sociais gerou um debate acalorado entre o presidente e o relator da CPI com o deputado Roosevelt Vilela (PSB), que defendeu a adoção desse modelo de gestão como uma alternativa viável. O deputado Cristiano Araújo (PSD) leu relatório oficial apontando que no Rio de Janeiro a contratação das organizações sociais na área da saúde foi considerada “desastrosa”.

Fonte: CLDF

Destaques

Urnas eletrônicas: Assinatura digital e lacração impedem alteração em sistemas eleitorais

Por Kleber Karpov O secretário de Tecnologia da Informação do...

Atitude irresponsável, diz Lula sobre Trump, após revogação de visto de embaixadora brasileira nos EUA

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Praça do Relógio, em Taguatinga, recebe unidade móvel de doação de sangue nesta quinta (6)

Por Kleber Karpov Uma unidade móvel para coleta de sangue...

Campanha Multivacinação 2026: confira as principais dúvidas sobre a imunização no DF

Por Kleber Karpov A Campanha Nacional de Multivacinação de 2026...

Celina Leão descola de Arruda e mantem lideranção na corrida GDF

Por Kleber Karpov A dois meses das eleições, uma nova...