25.5 C
Brasília
05 dez 2025 15:00

TCDF lança hotsite para o acompanhamento de gastos e ações de enfrentamento à pandemia

O Tribunal de Contas do Distrito Federal lançou nesta quinta-feira, dia 11 de fevereiro, uma nova ferramenta para que a população possa acompanhar as ações e as despesas públicas realizadas no âmbito do DF para o enfrentamento da pandemia: o hotsite Fiscaliza Covid. A plataforma reúne informações estratégicas, como a legislação específica e todas as fiscalizações em curso no TCDF relacionadas à crise sanitária decorrente do novo coronavírus.

Nesse site há um painel, criado pelo corpo técnico do Tribunal, que é atualizado diariamente com informações do e-TCDF — o sistema eletrônico do próprio Tribunal –, do Sistema Integral de Gestão Governamental (SiGGO), do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF); do portal distrital sobre a Covid; e do site do IGES/DF. O TCDF efetua o cruzamento de dados, analisa e consolida as informações, que agora, estão ao alcance de todas as pessoas.

O painel mostra o detalhamento das despesas por órgão, quanto foi empenhado e quanto já foi efetivamente pago pelo Governo do DF nas contratações voltadas para o enfrentamento da pandemia. É possível também realizar pesquisas por temas, tais como hospitais de campanha, gestão de leitos de UTI, aquisição de exames para detecção de Covid-19, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), auxílios emergenciais, dentre outros.

Até agora, o TCDF já autuou 81 processos e fiscalizou mais de 90% dos gastos distritais relacionados com a Covid-19. O Fiscaliza Covid permite acompanhar o andamento de cada um desses processos e filtrar as fiscalizações autuadas por órgão e por assunto. Na aba “Despesas DF”, é possível verificar os preços pagos por equipamentos, medicamentos, materiais e EPIs. Há ainda uma aba específica com dados sobre as compras feitas pelo Instituto de Gestão Estratégia de Saúde (IGES), com a relação dos produtos e dos fornecedores, os valores unitário e total e a quantidade de insumos adquiridos.

O presidente do TCDF, Conselheiro Paulo Tadeu, explicou que “o objetivo desse lançamento é dar transparência às despesas voltadas ao enfrentamento da pandemia e oferecer aos cidadãos uma base de informações detalhadas para estimular o controle social no âmbito do Distrito Federal”.

A plataforma permite ainda pesquisar as contratações que tenham utilizado o Código 19, criado pelo GDF especificamente para identificar as despesas relacionadas ao combate à pandemia. E o painel vai além. Ele possibilita fazer varreduras na tabela de notas de empenho em busca de contratações que não tenham adotado o Código 19, mas cujas descrições apresentem as palavras “Coronavírus” ou “Covid-19”.

Ainda é possível pesquisar despesas  fundamentadas na Lei 13.979/2020, norma federal que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública e que flexibiliza as regras de licitação.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...