Superintendência do HRSM faz reunião para discutir sazonalidade infantil

Objetivo é melhorar o atendimento e garantir o acesso de todas as crianças que buscarem atendimento

Com a alta demanda de pacientes pediátricos buscando atendimento médico no pronto-socorro infantil do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), a superintendência da unidade se reuniu, nesta quarta-feira (19), com os gestores de todos os setores para discutir alternativas para melhorar o atendimento e garantir o acesso de todos os pacientes da pediatria.

A pauta foi a sensibilização sobre a sazonalidade infantil e foi destacada a necessidade de todos os setores fazerem uma boa gestão de processos e assim, evitar o colapso na porta de entrada da emergência devido à alta demanda de pacientes e a falta de espaço físico para acolher e receber tantas crianças.

“Estamos trabalhando hoje com uma taxa de ocupação na pediatria de 221% e não podemos entrar em colapso e deixar crianças sem atendimento médico. Cada área precisa ver o que mais é possível fazer para o hospital, neste momento, funcionar voltado para a pediatria, tendo em vista que somos a referência da Região Sul e do Entorno de Goiás. Além disso, precisamos garantir o acesso destas crianças para que nenhuma fique desassistida”, afirma a superintendente do HRSM, Eliane Abreu.

A gestora destacou que é necessário que todos tenham consciência da situação atual e das mudanças necessárias para o paciente ser bem atendido, passando informações corretas e transparentes. Além disso, ressaltou a importância dos pais se sentirem bem recebidos e respeitados desde sua chegada no pronto-socorro até seu retorno para casa. “É necessário esgotar todas as possibilidades em prol destas crianças”.

Presente na reunião, a chefe do Núcleo de Humanização do IgesDF, Letícia Ângelo, afirmou que vai se reunir com as equipes e ver o que o Humanizar pode fazer para melhorar. “Faz parte do nosso objetivo fazer com que o paciente se sinta acolhido e respeitado, essa é nossa missão como saúde pública do Distrito Federal”, afirma.

Hoje, o Hospital Regional de Santa Maria possui 20 leitos de observação no PS infantil, 6 leitos no box de emergência pediátrica, 31 leitos de enfermaria e com previsão de expansão de mais 5, totalizando 36 enfermarias pediátricas. Todos ocupados.

Destaques

CNJ acaba com aposentadoria compulsória como punição máxima para juiz

Por Kleber Karpov O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou,...

Carol Dartora aciona TSE para impedir retrocesso no financiamento de candidaturas negras

Por Kleber Karpov A deputada federal Carol Dartora (PT-PR) encaminhou...

Congresso celebra Ano Cultural Brasil-China 2026 e reforça novas frentes de cooperação entre os países

Por Kleber Karpov A Câmara dos Deputados realizou, nesta segunda-feira...

Minerais críticos podem adicionar R$192 bilhões ao PIB e gerar 750 mil novos empregos, aponta estudo da Amcham Brasil

Por Kleber Karpov A expansão dos investimentos na cadeia de...