19.5 C
Brasília
05 dez 2025 07:59

STF marca sessões extras para julgamento de Bolsonaro e aliados

A pedido de Moraes, Zanin amplia agenda da Primeira Turma para julgar núcleo de trama golpista

Por Kleber Karpov

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve realizar sessões extras na próxima semana para o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL/RJ), além de outros sete acusados de integrar o núcleo da tentativa de golpe de Estado. A pedido do relator, ministro do STF, Alexandre de Moraes, o presidente da Primeira Turma da Suprema Corte, ministro Cristiano Zanin, marcou sessões adicionais para quinta-feira (11/Set), o que deve intensificar o rito que pode levar a condenações de Bolsonaro e demais acusados a até 30 anos de prisão.

O julgamento teve início nesta semana com as sustentações orais das defesas e da Procuradoria-Geral da República (PGR), que se manifestou pela condenação de todos os réus.

Agenda intensa de votação

A fase de votação pelos ministros começará na terça-feira (9/Set). Com a decisão de Zanin, o julgamento ocorrerá em quatro dias, com sessões duplas (manhã e tarde) nos dias 9, 11 e 12 de setembro, e uma sessão pela manhã no dia 10. Para viabilizar a nova agenda, a sessão do plenário do STF que ocorreria na tarde de quinta-feira foi cancelada.

Plano golpista e acusações

Segundo a denúncia da PGR, os réus são acusados de participar da elaboração do plano “Punhal Verde e Amarelo”, que previa o sequestro ou homicídio de autoridades, e da produção da “minuta do golpe”, documento que visava reverter o resultado das eleições de 2022. A denúncia também os conecta aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Os crimes imputados são organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. O deputado federal Alexandre Ramagem (ex-diretor da Abin) teve parte das acusações suspensas e responde a três dos cinco crimes.

Os oito réus

Além do ex-presidente Jair Bolsonaro, são réus na ação penal:

  • Alexandre Ramagem: Ex-diretor da Abin
  • Almir Garnier: Ex-comandante da Marinha
  • Anderson Torres: Ex-ministro da Justiça
  • Augusto Heleno: Ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI)
  • Paulo Sérgio Nogueira: Ex-ministro da Defesa
  • Walter Braga Netto: Ex-ministro e candidato a vice-presidente em 2022
  • Mauro Cid: Ex-ajudante de ordens de Bolsonaro



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...