Sindicato convoca médicos, nesta quinta (2), para debater mudanças na Atenção Primária

Categoria deve se posicionar sobre mudanças estabelecidas pela Secretaria de Saúde

Por Kleber Karpov

Médicos sindicalizados do Sindicato dos Médicos do DF (SINDMÉDICO-DF) devem se reunir, na noite dessa quinta-feira (2/Mar), para debater a reformulação da Atenção Primária (AP), por meio das Portarias 77 e 78 publicadas pela Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF).

Crítico das mudanças propostas pela Secretaria, o presidente do SINDMÉDICO-DF, Guttemberg Fialho, defende que a proposta de mudanças na AP é prematura. “O projeto precisa ser discutido. E, no entanto, foi colocado de forma imposta, precipitada e sem levar em consideração as necessidades e peculiaridades da Atenção Primária”, disse Fialho.

Além das portarias  77 e 78, de 14 e 15 de fevereiro, respectivamente, que instituem a reformulação da AP, o sindicalista pretende abordar ainda outros temas, junto à categoria médica. Entre eles, a Portaria 231 da SES-DF, de outubro de 2016, que realoca carga horária de servidores da Atenção Primária para os serviços de emergência;

Decreto Legislativo

Tais discussões devem subsidiar os médicos em relação ao apoio à Proposta de Decreto Legislativo (PDL) nº 246, de autoria dos deputados deputados distritais, Welligton Luiz (PMDB), Celina Leão e Raimundo Ribeiro, ambos do PPS, que pretendem tornar sem efeitos as últimas ações do secretário de Saúde, Humberto Lucena Pereira da Fonseca.

Comissão Geral

Os médicos devem se preparar para posicionamento durante a Comissão Geral, a ser realizada pela Câmara Legislativa do DF (CLDF), dia 9 de Março às 15h, a ser realizado por Celina Leão.

 

Atualização: 2/3/17 às 11h15 para correção 

Destaques

Urnas eletrônicas: Assinatura digital e lacração impedem alteração em sistemas eleitorais

Por Kleber Karpov O secretário de Tecnologia da Informação do...

Atitude irresponsável, diz Lula sobre Trump, após revogação de visto de embaixadora brasileira nos EUA

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Praça do Relógio, em Taguatinga, recebe unidade móvel de doação de sangue nesta quinta (6)

Por Kleber Karpov Uma unidade móvel para coleta de sangue...

Campanha Multivacinação 2026: confira as principais dúvidas sobre a imunização no DF

Por Kleber Karpov A Campanha Nacional de Multivacinação de 2026...

Celina Leão descola de Arruda e mantem lideranção na corrida GDF

Por Kleber Karpov A dois meses das eleições, uma nova...