25.5 C
Brasília
05 dez 2025 14:12

Sindate participa de reunião do Conselho Regional de Saúde de São Sebastião

Na tarde da quarta-feira (13/12) a direção do Sindate retornou à Unidade Mista de São Sebastião, a convite do Conselho Regional de Saúde de São Sebastião, para participar da reunião na qual os profissionais pediram treinamento, equipamentos e medicamentos para prestarem um atendimento decente no Programa Saúde da Família.

Na ocasião, os conselheiros se apresentaram e colocaram os pontos da reunião em discussão. Os trabalhadores que aderiram ao Estratégia Saúde da Família disseram que entendem a importância do programa e que querem ficar, no entanto, reclamaram da falta de treinamento e de estruturas ao qual estão submetidos.

Usuários reclamaram que nas suas regiões as equipes ainda não passaram e questionaram às gestoras presentes quando iriam iniciar as visitas. Outra usuária questionou ainda a peregrinação que está fazendo atrás de um laudo médico para seu filho deficiente.

“Eu gostaria de saber como faço para conseguir o laudo do médico para que eu consiga renovar a carteira de passe livre do meu filho, o prazo para renovação que o GDF deu vence agora no dia 15, e até agora ainda não consegui. Aonde eu vou dizem que não é lá, quero saber de vocês como faço para conseguir”, reclamou a usuária.

Em sua fala, o vice-presidente do Sindate, Jorge Vianna, explicou que muitos trabalhadores vieram até ele se queixando da falta de medicamento para atender nas emergências, disse que as equipes precisam estar preparadas e treinadas para qualquer adversidade, e citou o exemplo da morte da paciente na comunidade de São Francisco.

“A gente espera que esse episódio não torne a acontecer aqui em São Sebastião, foi uma fatalidade sim, mas nós enquanto profissionais precisamos estar preparados, graças a Deus que naquele momento havia uma médica na equipe, e em nenhum momento dissemos que não havia, mas as pessoas gostam de distorcer o que nós falamos e jogar a população contra a gente, mas se nós estamos preocupados e cobrando é porque também estamos pensando em vocês, e por isso precisamos nos unir para cobrar com mais intensidade, pois se vai ser esse o modelo a ser implantado, então que seja bem feito”, declarou Vianna.

O sindicalista rebateu ainda a fala da gestora Maria que afirmou que São Sebastião estava completamente coberta pelas equipes. No entanto, segundo o representante da categoria de auxiliares e técnicos em enfermagem, a cidade não está coberta. “Nós temos apenas 25 equipes aqui, e essas 25 equipes vão atender só 100 mil pessoas e eu tenho certeza que aqui em São Sebastião existem mais de 100 mil pessoas são quase 200 mil , e essas outras pessoas vão ser atendidas por quem? Ninguém falou isso aqui”, rebateu o sindicalista.  01

A reunião pedia a participação da Superintendente da Região de Saúde Leste, Dra. Fabiana Loureiro, no entanto, novamente a responsável pela região não compareceu e encaminhou apenas um memorando via e-mail justificando sua ausência.

Vianna criticou, mais uma vez, a ausência da superintendente e o descaso da mesma com os assuntos em pauta. “Não é de hoje que esperamos por uma reunião com a superintendente daqui, desde o dia 26 de setembro enviamos um ofício solicitando uma reunião com ela para tratar de assuntos como os que estão em pauta e até hoje nunca nos deram retorno”, disse Vianna.

Dado os questionamentos do Sindate e dos usuários presentes, o presidente do Conselho de Saúde junto com os conselheiros ficou de encaminhar para Gestão um documento solicitando as devidas providências no que se refere ao que foi pedido pelos servidores: treinamento, equipamentos e medicamentos, além de solicitar também mais uma ambulância para cidade.

Fonte: Sindate-DF

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...