22.5 C
Brasília
05 dez 2025 13:44

Sindate e GDF reabrem negociações sobre os descontos de greve

Por Evely Leão

Na tarde desta quinta-feira (27/04) a direção do Sindate se reuniu novamente com a Casa Civil para tentar chegar a uma negociação em relação aos descontos de greve, referente ao movimento paredista realizado no período de 24 de outubro a 18 de novembro de 2016. Desta vez, bem mais distensionado, o governo concordou em analisar a proposta do sindicato sobre a devolução das horas negativas da greve.

Além disso, a direção colocou em pauta o parecer da Assessoria Jurídica-Legislativa da Secretaria de Estado de Saúde (AJL/SES) , que retira o direito dos servidores em usufruir o abono de ponto no ano de 2017, em razão da greve, além do retardamento da concessão da licença-prêmio na proporção de um mês para cada falta.

Os secretários presentes informaram a direção do Sindate que, havendo acordo, automaticamente serão retiradas as consequências negativas das faltas de greve. Mas tudo isso só será possível, caso a governança aceite receber essas horas negativas de greve da categoria.

Negociação

Para o vice-presidente do Sindate, Jorge Viana, o sindicato acha importante manter aberto esse canal de diálogo com o governo, independentemente do departamento jurídico do Sindate já ter entrado com as ações individuais para suspender os descontos nos contracheques.

A diretora de Assuntos Jurídicos do Sindate, Elza Reis Aparecida, está confiante em relação as ações ganhas até o momento, inclusive as demais que serão brevemente julgadas. “Hoje temos cerca de 70 liminares mandando o GDF suspender os descontos de greve sobre pena de multa diária do descumprimento da decisão”, declara.

Horas extras 

A direção do Sindate recebeu informações da Secretaria de Saúde, antes do fechamento desta matéria, que o pagamento das horas extras, referente a novembro de 2016, será depositado nesta quinta-feira (27/04), e que amanhã já estará na conta dos servidores.

Demandas do Sindate

Foi tema dessa reunião também, pontos que estavam em negociação durante o movimento paredista, como o plano de carreira da categoria, a mudança da nomenclatura, nomeação dos concursados, concessão das 40h para aqueles servidores que ainda fazem 20h semanais, entre outros.

Participaram da reunião, além da direção do Sindate, o secretário-adjunto da SES-DF, Dr. Ismael Alexandrino; o Subsecretário de Relações do Trabalho e do Terceiro Setor, Márcio Gimenes; a Assessora de Gestão Participativa e Relações Institucionais, Danielle Cavalcante e o Assessor Fabrício Moser.

Fonte: Sindate-DF

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...