31.5 C
Brasília
14 nov 2025 17:38

Servidores da Segurança Pública do DF são capacitados para prevenção de suicídios

Congresso brasileiro realizado em Brasília orienta sobre abordagens técnicas e identificação de sinais de violência e sofrimento psíquico

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) participa, a partir desta quinta-feira (8), do V Congresso Brasileiro de Prevenção do Suicídio da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio, que ocorre no ParlaMundi Centro de Convenções, da Legião da Boa Vontade (LBV). O treinamento busca capacitar policiais civis e militares, bombeiros e servidores da SSP para a realização das abordagens técnicas, atuando como guardiães da vida e interventores durante tentativas de suicídio, tendo como diretrizes a humanização da intervenção e a atuação de forma assertiva e resolutiva, com responsabilidade ética.

O curso será realizado até o próximo sábado e conta com a participação de especialistas nacionais e internacionais que tratam de temas como aspectos legais, abordagem técnica, gerenciamento de emergências envolvendo tentativas de suicídio e as noções fisiopatológicas dos transtornos mentais. A formação visa capacitar profissionais para intervenção baseada em escuta e diálogo em casos de tentativas de suicídio. Participam do congresso 50 servidores das forças de segurança pública que terão acesso a mesas-redondas, minicursos, oficinas, painéis, assembleias e conferências.

O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, destaca a importância do tema: “Tratar desse assunto com sensibilidade pode contribuir para diminuir o estigma e o preconceito, além de estimular a procura por ajuda quando necessário.”

“A proposta é que os profissionais da segurança que tenham contato com pessoas que necessitam desse tipo de acolhimento possam estar preparados para oferecer os cuidados necessários, além de implementar ações também de prevenção de maneira eficaz, inclusive no ambiente profissional”, pontuou Avelar.

A participação dos profissionais faz parte do programa DF Mais Seguro – Segurança Integral, lançado pela SSP-DF em novembro de 2023, e promove, por meio do eixo Servidor Mais Seguro ações de investimento em qualidade de vida no trabalho, o aperfeiçoamento das habilidades e atenção à saúde dos profissionais de segurança pública, fomentando o bem-estar físico e mental, com impactos no serviço prestado à sociedade.

O evento tem o apoio do Instituto Vita Alere, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, da Associação Internacional para Prevenção do Suicídio, da Associação Brasileira dos Sobreviventes Enlutados por Suicídio e da Associação Brasileira Multiprofissional sobre o Luto.

Destaques

Maioria da primeira turma do STF torna Eduardo Bolsonaro réu por coação

Por Kleber Karpov A maioria dos ministros da Primeira Turma...

Venda de medicamentos em supermercados: conveniência não pode se sobrepor à responsabilidade sanitária

Por Roberta Carvalho Carlini* A discussão sobre a venda de...

Ciclo de formação deve fortalecer rede de proteção no combate a abuso e exploração sexual online 

Por Kleber Karpov O 1º Ciclo de Formação de Letramento...

IGESDF recebe 38 novos computadores para impulsionar a telemedicina no SUS 

Por Kleber Karpov Milhares de pacientes do Sistema Único de...

Cartão Prato Cheio e restaurantes comunitários são apresentados como políticas de referência em evento do IGESDF

Por Kleber Karpov A Subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional...