19.5 C
Brasília
21 mar 2026 00:26

Serviços de saúde bucal são retomados na Saúde do DF

Consultórios foram adaptados para ampliar atendimento mesmo com a pandemia

A Unidade Básica de Saúde 1 do Riacho Fundo II iniciou, nesta semana, o atendimento em novas instalações para o setor de odontologia. As salas foram adequadas, uma medida necessária para garantir a proteção contra a covid-19. “A reinauguração dos consultórios odontológicos dessas unidades vem ao encontro da necessidade da população. Todos os procedimentos da atenção primária serão retomados gradualmente de acordo com a demanda”, explica a superintendente da Região de Saúde Centro-Sul, Flávia Costa.

Do outro lado do Distrito Federal, a Unidade Básica De Saúde 1, de São Sebastião, também teve melhoria na estrutura para ampliar os atendimentos. “Trabalhamos no modelo de portas abertas para receber a população da Região Leste, de 0 a 100 anos”, ressalta a cirurgiã dentista, Fernanda Raslan.

A oferta dos serviços da Atenção Primária à saúde bucal oferece desde a orientação da higiene bucal, restaurações e raspagem de tártaro até a extração do dente siso, dentre outros. As famílias devem buscar a Unidade Básica de Saúde próxima para encaminhamento.

Retomada

Por conta da pandemia, profissionais da área de saúde bucal foram realocados para a testagem e vacinação. Ainda assim, em 2021 à Secretaria de Saúde foram somados 275 mil atendimentos em saúde bucal.

Agora, a expectativa é de ampliar a oferta de serviços. “A expectativa é de que os atendimentos voltem à normalidade, inclusive com o retorno dos grupos, como de pacientes diabéticos e hipertensos, o pré-natal odontológico, as atividades educativas e preventivas nas escolas públicas do DF e as visitas domiciliares”, detalha a gerente de Serviços Odontológicos, Alessandra de Castro.

Cuidados na infância

Alessandra também destaca a importância de as famílias iniciarem o tratamento e acompanhamento da saúde bucal dos filhos desde a infância. “É importantíssimo que os hábitos de higiene bucal comecem ainda no bebê, bem como o acompanhamento por um cirurgião-dentista para prevenir, diagnosticar e tratar precocemente cárie, alterações na dentição ou no crescimento facial”, orienta a especialista.

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Dentistas em UTIs ajudam a prevenir infecções e podem salvar vidas

Por Kleber Karpov A atuação de cirurgiões-dentistas em Unidades de...

Destaques

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Ministério da Saúde se reúne com Banco dos BRICS para avançar implantação da rede nacional de hospitais inteligentes

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cumpriu...

Estudante de Planaltina assume Secretaria de Justiça e Cidadania por um dia e vivência rotina de gestão

Por Kleber Karpov A estudante Ana Luísa Silva Pereira, de...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...