19.5 C
Brasília
05 dez 2025 09:46

Seminário reforça a importância da saúde no ambiente de trabalho

Evento abordou temas como adoecimento físico e mental, prevenção e segurança

Por Karinne Viana

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Região de Saúde Sul, que abrange Gama e Santa Maria, promoveu, no último dia 25, o 1º Seminário em Saúde do Trabalhador – O trabalho não pode adoecer. Realizado em alusão à campanha Abril Verde, que busca conscientizar sobre segurança e saúde ocupacional, o evento reuniu cerca de 170 profissionais da pasta que atuam na região, com o objetivo de fortalecer ações de prevenção de doenças e agravos relacionados ao trabalho.

Na abertura, o subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos Martins, destacou a importância de um ambiente de trabalho saudável. “A vigilância em saúde é fundamental para transformar dados em informações e, a partir delas, desenvolver políticas públicas que realmente protejam o trabalhador. Essa construção exige diálogo constante e a participação ativa dos trabalhadores, reforçando a importância da nossa missão no serviço público”, afirmou.

Realizado no auditório do Centro Interescolar de Línguas (CIL) do Gama, o evento contou com palestras como a da técnica em Vigilância em Saúde do Trabalhador do Cerest Sul, Dannúbia Almeida, sobre a importância da saúde do trabalhador e o papel do centro. “Quando afirmamos que o trabalho não pode adoecer, lembramos que ele não deve ser causa de doenças, seja física ou mental. Cada pessoa que busca atendimento em nossas unidades pode ser um trabalhador e devemos acolhê-la com esse olhar”, pontuou.

Também foram abordados os aspectos psicossociais no trabalho, lesões por esforço repetitivo, distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho e o fluxo de atendimento à vítima de acidente com material biológico. Somando às discussões, o enfermeiro do Cerest Sul, Noé Albuquerque, enfatizou a importância da conscientização das equipes acerca das notificações. “Esses registros permitem a aplicação de medidas de prevenção e controle, além de subsidiar o planejamento e a programação em saúde. O Hospital Regional do Gama, por exemplo, responde por quase 70% dos registros de acidentes de trabalho de todo o DF. Já no Hospital Regional de Santa Maria, conseguimos dobrar o número de notificações após ações de treinamento e sensibilização das equipes”, afirmou.

A técnica em Vigilância em Saúde do Trabalhador do Cerest Sul, Dannúbia Almeida, abordou a importância da saúde do trabalhador e o papel do Cerest. Fotos: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

Cerest

Além do Cerest da Região Sul, o DF conta com outras três unidades: Norte (Planaltina, Sobradinho, Sobradinho II e Fercal), Sudoeste (Águas Claras, Água Quente, Arniqueira, Recanto das Emas, Samambaia, Taguatinga e Vicente Pires) e Oeste (Brazlândia, Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol).

Esses centros fazem parte da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) e têm como missão desenvolver ações voltadas à melhoria dos ambientes, processos e condições de trabalho. Atuam também na promoção da qualidade de vida dos trabalhadores, por meio da prevenção, proteção e vigilância em saúde do trabalhador, com foco no controle de riscos relacionados às atividades laborais.

O atendimento aos usuários pode ser presencial, por e-mail, representações sindicais, ouvidoria da SES-DF, Ministério Público ou Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...