25.5 C
Brasília
05 dez 2025 18:32

Semana de Prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis oferece testagem e tratamento

Mobilização antecede a campanha Dezembro Vermelho, que tem como foco a conscientização sobre HIV/Aids

Desta segunda-feira (29) a 3 de dezembro, a Secretaria de Saúde (SES) promove a Semana Distrital de Prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A ação antecede a campanha Dezembro Vermelho, criada para destacar a importância da prevenção contra HIV/Aids.

Apesar dos avanços, a doença ainda constitui grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, razão pela qual as autoridades de saúde propõem intensificar as ações de prevenção em toda a população sexualmente ativa.

“O Sistema Único de Saúde oferece insumos de prevenção e diagnóstico em todas as unidades de saúde, além do tratamento e exames para o monitoramento da evolução da doença”, explica a gerente de Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Beatriz Maciel Luz. Ela lembra que há várias medidas preventivas disponíveis, como preservativos penianos e vaginais, gel lubrificante, medicamentos profiláticos pré e pós-exposição, testagem rápida, autoteste para HIV e tratamento precoce. Também está disponível o tratamento para outras ISTs que são porta de entrada para o vírus, como a sífilis.

Arte: Secretaria de Saúde-DF

Unidades básicas de saúde

Além dos preservativos, as unidades básicas de saúde (UBSs) promovem outras ações. “Nas UBSs são realizados aconselhamentos pré e pós-testagem para HIV, bem como o teste rápido para HIV”, explica o coordenador da Atenção Primária, José Eudes Barroso. “Também são ofertadas atividades de educação em saúde para prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis [ISTs], entre elas o HIV, tanto nas unidades básicas de saúde como nas escolas que fazem parte do território das equipes de Estratégia de Saúde da Família [ESF]”.

Arte: Secretaria de Saúde-DF

A campanha Dezembro Vermelho tem como objetivo sensibilizar a população sobre como prevenir a infecção pelo vírus HIV, fazer o teste para detecção da doença e realizar o tratamento caso o resultado do exame seja positivo. O tratamento está disponível em 11 pontos no DF (veja arte acima).

Acesse o Portal Info Saúde-DF e consulte a relação de todas as unidades básicas de saúde do Distrito Federal.

Para informações sobre o cenário epidemiológico de HIV/Aids no DF, acesse a página da campanha Dezembro Vermelho.

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...