19.5 C
Brasília
05 dez 2025 09:05

Sem ar condicionado Hemodinâmica do Instituto HBDF pode ter contaminação de ambiente

 

Alerta é de servidor da SES-DF que acusa gestores de improvisam com ventilares para tentar resfriar ambiente

Por Kleber Karpov

Na tarde desta sexta-feira (28/Set), Política Distrital (PD) recebeu denúncia da falta de ar condicionado do serviço de Hemodinâmica e da endoscopia do Instituto Hospital de Base do DF (IHBDF). De acordo com o denunciante, o setor chegou a atingir 36o e corre o risco de contaminação.

Ainda de acordo com o denunciante, que solicitou sigilo de identidade, de forma irresponsável e para  tentar ‘abafar o problema’, os gestores improvisam com a colocação de ventiladores, o que segundo a fonte, “não resolve o problema”. Isso porque “O resfriamento do ambiente evita a propagação das bactérias, e sem o ar condicionado, mesmo com os ventiladores, o que tem é um espaço que circula um ar quente, pois a temperatura hoje a tarde chegou a atingir 31 graus ao meio dia e 36 graus aqui dentro ao longo da tarde, e no serviço de hemodinâmica temos um grave risco de contaminação.”, explicou.

Em fotos e vídeo recebido por PD é possível constatar a presença de diversos ventiladores na unidade, solução improvisada da gestão do IHBDF para ‘resolver’ o problema da falta de ar condicionado na Hemodinâmica.

Explicou, explicou, mas…

Questionada sobre a falta de ar condicionado, em nota a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), evitou confirmar o problema e se limitou a informar que o HBDF instalou “58 aparelhos em diversas áreas apenas em 2018”.

A Pasta alega ainda que ”O sistema de ar-condicionado da enfermaria e ambulatório é central e exige um projeto, já em elaboração, complexo e caro. O IHB estuda a melhor maneira de realizar a troca com vistas à eficiência do uso das verbas públicas e melhor atendimento ao cidadão, sem a paralisação dos serviços.”.

Porém, tal explicação causa estranheza uma vez que em 2013, o Hospital de Base, ganhou o sistema ininterrupto de Hemodinâmica, portando, o setor tinha instalação adequada de ar condicionado.

Hemodinâmica

A Hemodinâmica é uma área ligada à cardiologia em que se realiza procedimentos de cateterismo para diagnósticos  de problemas cardíacos e ainda para realização de procedimentos, a exemplo das angioplastias, para desentupimento de artérias, quimioteria arterial (tratamento oncológico por meio de catéter.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...