22.5 C
Brasília
05 dez 2025 11:31

Secretaria de Saúde do DF terá estrutura administrativa com foco nas pessoas, aponta Okumoto

Por Ailane Silva

A estrutura administrativa da Secretaria de Saúde do Distrito Federal será reorganizada para ganhar mais dinamismo e melhorar o atendimento à população. A determinação partiu do secretário da pasta, Osnei Okumoto, durante reunião ocorrida nesta quinta-feira (10), no Gabinete, com todos os subsecretários e dirigentes das principais áreas.

A reestruturação atende ao Decreto nº 39.614, de 4 de janeiro de 2019, que trata da organização administrativa de todos os órgãos do Governo do Distrito Federal. De acordo com o documento, as áreas têm 30 dias, contados da publicação do decreto, para enviar a proposta à análise da Secretaria de Fazenda, Planejamento e Gestão.

Segundo Okumoto, o momento é de revisar as estruturas da Secretaria de Saúde do DF, tema colocado na transição do governo. “Precisamos analisar as questões relacionadas à inovação e ver como dar maior dinamismo. É necessário ter humanização e dialogar com os servidores da ponta sobre o que o comando central está fazendo, ao contrário de um telefone sem fio, em que ninguém entende o que está sendo falado”, disse Okumoto.

Coesão

Por diversas vezes, o chefe da pasta ressaltou que os gestores devem trabalhar de forma integrada, com o olhar voltado não apenas para suas áreas, mas precisam enxergar a rede como um todo e dar fluidez aos processos de trabalho. “Nossa prioridade é aumentar o acesso da população aos serviços de saúde. Queremos o trabalho das pessoas servindo à população. É importante dar autonomia e também cobrar”, enfatizou.

No início da reunião, o secretário adjunto de Gestão em Saúde, Francisco Araújo Filho, considerou que as mudanças precisam ser feitas, com a maior rapidez possível, para retirar a pasta da situação de emergência já no início da gestão. “Não há tempo para retrabalho. São 35 mil servidores e um orçamento de, aproximadamente, R$ 8 bilhões. Queremos dedicação, comprometimento para gerar melhorias imediatas e para o futuro. Mais de 70% da população aguarda melhorias na Saúde”, concluiu.

“Sabemos que o nosso compromisso é atuar na rede como um todo, com foco no cidadão”, reforçou o secretário adjunto de Assistência em Saúde, Sérgio Luiz da Costa.

A chefe de gabinete, Andressa Bolzan, recomendou que é preciso enxergar como está a estrutura para elaborar a reorganização como parte de um processo da pasta. “O olhar de reorganização deve ser não apenas interna, mas também voltada para a ponta. Vamos conduzir esse processo pensando no serviço final oferecido à população, e não isoladamente”, finalizou.

Organograma

Atualmente, a Secretaria de Saúde está estruturada da seguinte forma: Administração Central, superintendências regionais e Unidades de Referência Distrital (URD). A Administração Central tem o papel de supervisionar as ações e serviços executados pelas superintendências e URDs.

A Administração Central conta com sete subsecretarias, sendo quatro da área meio (Logística, Administração Central, Infraestrutura e Gestão de Pessoas), duas finalísticas (Atenção Integral à Saúde e Vigilância em Saúde), e uma de gerenciamento (Planejamento em Saúde).

Já as unidades de assessoramento estão ligadas diretamente ao secretário de Estado de Saúde, que são a Assessoria Jurídica Legislativa, Controladoria Setorial e Gabinete.

As Unidades de Referência Distrital executam as ações e serviços de referência em saúde. São seis ao todo: hospitais de Apoio de Brasília, da Criança, Base, Materno Infantil, São Vicente de Paulo e Complexo Regulador.

Já as superintendências possuem diretoria de Atenção Primária, Secundária e Atenção Hospitalar. Elas cuidam dos hospitais por região, bem como das Unidades Básicas de Saúde, policlínicas, Centros de Atenção Psicossocial, entre outras estruturas. São sete regiões: Central, Sul, Leste, Sudoeste, Norte, Oeste e Centro-Sul.

Fonte: Agência Saúde DF

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...