19.5 C
Brasília
06 dez 2025 01:59

Secretaria de Saúde do DF adquire próteses para tratamento de trauma

Licitação reduziu em 26,34% o custo estimado

Foi assinada, nesta terça-feira (16), a ata de registro de preço para aquisição de todas as próteses e materiais especiais relacionados a cirurgias de urgência e emergência ortopédicas de trauma. O valor estimado para 12 meses era de R$ 9,1 milhões e, no processo licitatório, a Secretaria de Saúde conseguiu reduzir o custo em 26,34%, resultando em R$ 6,7 milhões, abaixo dos valores parametrizados pelo Ministério da Saúde, conhecidos como Tabela SUS.

“Desde 2015 estávamos com dificuldade na aquisição dessas próteses. Já havia itens em desabastecimento, o que coloca em risco o tratamento dos acidentados e agrava a superlotação dos prontos-socorros, que ficam com pacientes internados aguardando cirurgia. Com essa licitação, garantimos o abastecimento desse material a um bom preço para o Poder Público”, destacou o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, durante a assinatura do documento.

Com vigência de um ano, a ata contempla 52 itens diferentes, que podem ser reabastecidos nas unidades à medida em que os estoques locais tiverem baixas. A expectativa do titular da pasta é que em aproximadamente 30 dias o material comece a chegar na rede. Para Fonseca, esta etapa representa um grande ganho para a população e para a gestão.

“Promovemos uma ampla reestruturação dos órgãos e dos fluxos de contratação na secretaria, com a meta de atingir 95% de abastecimento na rede, e vamos conseguir. Alguns processos tiveram questionamentos no Tribunal de Contas do Distrito Federal e conseguimos descontruir as dúvidas que foram levantadas. Eles representam, além de tudo, uma vitória. Houve a compreensão do Tribunal quanto à importância desse material”, frisou.

A aquisição dos insumos ortopédicos foi feita por meio de processo regular e a estrutura da Secretaria de Saúde foi reformulada para garantir um rigoroso acompanhamento da dispensação e uso das próteses e demais componentes.

As intervenções cirúrgicas que utilizam esse material são realizadas nos hospitais de Base, Paranoá, Sobradinho, Planaltina, Taguatinga, Ceilândia, Brazlândia, Gama e Santa Maria, unidades que contam com a especialidade de Ortopedia.

Abastecimento

Além de itens para cirurgias de urgência e emergência ortopédicas de trauma, a Secretaria de Saúde concluiu os processos de aquisição e assinou nesta terça-feira (16) as atas de diversos medicamentos e materiais médico-hospitalares, como morfina, relaxantes musculares para anestesia, material para curativos, fios cirúrgicos de vários tipos e fralda geriátrica. Também será finalizada, em breve, a licitação para a aquisição de próteses de quadril.

Destaques

Vigilantes articulam votação de projeto sobre aposentadoria especial na próxima terça-feira (9)

Por Kleber Karpov A inclusão do Projeto de Lei Complementar...

PL de Ana Paula Brandão na Câmara defende exame de proficiência obrigatório para Enfermagem

Por Kleber Karpov O debate sobre a segurança do paciente...

Cofen e Frente Parlamentar articulam inclusão de técnicos e auxiliares no plenário da autarquia

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e...

Ibaneis Rocha reúne administradores regionais e destaca legado de gestão em almoço oficial

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha (MDB) recebeu os...

Atenção Primária: Médico de família coordena assistência em 172 Unidades Básicas de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A rede pública de saúde do Distrito...