Por Kleber Karpov
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) concluiu, na sexta-feira (05/Jul), a capacitação de 30 especialistas para a realização do Censo da Força de Trabalho na Saúde, com o objetivo de atualizar o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e qualificar dados da rede pública e privada.
O levantamento detalha o perfil dos trabalhadores de diversas carreiras e busca atualizar as informações sobre os profissionais em todas as unidades de saúde da capital. No DF, o censo já ouviu 61% da força de trabalho e visitou 59,8% dos estabelecimentos vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Os trabalhos seguem até março de 2026 com a meta de recensear 100% dos locais. Ao todo, existem 6.291 estabelecimentos de saúde no Distrito Federal. Para a execução da tarefa, um time de 32 recenseadores e três articuladores atua nas regiões de saúde.
“Primeiramente, nossos recenseadores participaram da especialização em Informação e Gestão do Trabalho em Saúde. Com isso, eles são capacitados a realizar o censo nas unidades de saúde de todo o DF”, explicou Mabelle Roque, coordenadora de Inovação e Gestão do Conhecimento da SES-DF.
Impacto nas políticas públicas
A iniciativa é considerada estratégica para garantir equidade, visibilidade e reconhecimento do papel desses profissionais no funcionamento do sistema. Segundo a coordenação, a ação contribui para a eliminação das desigualdades e para o fortalecimento de políticas públicas inclusivas.
O CNES representa um dos maiores sistemas de registro administrativo do Ministério da Saúde. Além de contar com dados das unidades físicas, o cadastro contempla informações sobre os profissionais vinculados e permite compreender a capacidade instalada para a produção de serviços dentro e fora do SUS.
“A especialização em informação e gestão do trabalho na saúde é uma ferramenta fundamental para formar e qualificar os trabalhadores para a gestão da informação sobre a força de trabalho. O censo para qualificação das informações do CNS é um passo fundamental para isso”, afirmou Lisiane Boher Possa, coordenadora nacional do projeto.
O projeto é realizado em parceria entre o Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Clique aqui para confir a lista completa de recenseadores da Saúde.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










