Por Kleber Karpov
A Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) realizou, em 24/Set, a segunda edição da Blitz de Conscientização do Setembro Amarelo na Rodoviária do Plano Piloto. Servidores da Subsecretaria de Proteção à Mulher distribuíram material informativo e ofereceram orientação ao público que circulava pelo local sobre os serviços de enfrentamento à violência.
A iniciativa dá continuidade a uma ação similar promovida em 13 de agosto, durante a campanha Agosto Lilás, que alcançou mais de 1.500 pessoas. O objetivo é reforçar o compromisso do GDF com políticas de prevenção e combate à violência contra a mulher.
Ampliar o Acesso
A escolha da Rodoviária como palco da ação foi estratégica para ampliar o alcance da informação. “Queremos que todos conheçam os Comitês de Proteção à Mulher e os canais de acolhimento da SMDF, para que saibam onde encontrar apoio e toda a sociedade esteja preparada para combater a violência”, destacou a vice-governadora Celina Leão.
A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, complementou a visão. “Nossas equipes estão preparadas para divulgar os equipamentos da SMDF com o objetivo de garantir que cada serviço e projeto alcance o maior número de pessoas. Queremos que saibam onde buscar ajuda e sintam que podem contar com a rede da nossa secretaria”, afirmou.
Comunicação Direta
Durante a blitz, foram distribuídas cartilhas sobre os Comitês de Proteção à Mulher, criados pela Lei nº 7.266/2023, e materiais sobre violência doméstica. A ação também incluiu o mapeamento de possíveis vítimas e a divulgação de todos os serviços da pasta.
Para Ronival Rosa, 41 anos, morador de Brazlândia, a iniciativa é fundamental. “Acho muito bonito o que está acontecendo aqui na Rodoviária. É preciso proteger as mulheres. Os homens precisam entender que as mulheres não têm dono; mulheres não merecem sofrer violência, merecem amor e respeito”, disse.
A subsecretária de Proteção à Mulher, Luana Maia, definiu a blitz como uma nova forma de comunicação direta com o público. “Apresentamos os Comitês de Proteção à Mulher, e também as localidades das sete unidades com o objetivo de ampliar o acesso à rede de proteção.”
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










