19.5 C
Brasília
05 dez 2025 09:29

Saúde pública: MPDFT e SES debatem melhoria no atendimento

Representantes do MPDFT e Secretaria de Saúde estiveram reunidos nessa quarta-feira, 15 de março

Hospital de retaguarda, déficit de anestesistas na rede pública, plano de devolução de servidores do Iges, combate à dengue, falta de atendimento pediátrico, ponto eletrônico para servidores da Secretaria de Saúde, e convênio com a Secretaria de Saúde de Goiás estiveram entre os assuntos debatidos pelo procurador distrital dos Direitos do Cidadão Eduardo Sabo e promotores de Justiça da Promotoria de Defesa da Saúde (Prosus) e Regionais de Defesa dos Direitos Difusos (Proreg) , reunidos na tarde desta quarta-feira, 15 de março, com a Secretária de Saúde (SES), Lucilene Florêncio, e o chefe de gabinete da SES, Marco Antônio Vieira.

Os representantes do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) também apresentaram o Mapa Social da Saúde, ferramenta desenvolvida pela instituição, que, com a parceria da Secretaria de Saúde, oferece um panorama da realidade social do DF a partir da reunião de dados e indicadores como, por exemplo, a lista de espera para a realização de exames e cirurgias eletivas. Além de nortear a atuação judicial e extrajudicial do MP, a plataforma também pretende oferecer futuramente ao cidadão a oportunidade de acompanhar o andamento dos serviços públicos. A Secretária de Saúde ressaltou que “a ferramenta tem o objetivo de servir principalmente à população do DF, e que a SES está em comum acordo no compartilhamento de dados para a evolução desse projeto”.

Sobre o não comparecimento aos agendamentos de cirurgia e exames, a secretária Lucilene comunicou aos promotores de Justiça que está em discussão projeto de lei em que o cidadão terá a obrigatoriedade de atualizar seu endereço e contato para evitar assim, a falha de comunicação com os usuários. Ela ressaltou que o trabalho realizado pelos agentes comunitários não é suficiente para encontrar pessoas que têm exames e cirurgias marcadas. A promotora de Justiça Hiza Carpina se posicionou sobre o projeto de lei como uma excelente iniciativa. Ela ressaltou que a dupla responsabilização do processo é importante para a conscientização da cidadania das pessoas, mas que,  para o sucesso da medida, a população deve ter acesso à fila e que é importante que a atualização de dados seja feita em diversos canais, físicos e virtuais, para aumentar as possibilidades ao cidadão nas mais diversas condições sociais.

Leitos de retaguarda

O Hospital de Retaguarda do DF, que vai contribuir para o aumento da oferta de leitos na rede pública, também foi um dos itens da pauta. Segundo a secretária Lucilene, a unidade poderá ser construída em breve. Outra possibilidade é a utilização das instalações do antigo Hospital da PM, que está desativado. Conforme informou, o projeto está pronto e foi orçado em R$80 milhões. Diante da urgência, a governadora em exercício chegou a requisitar que o hospital fosse construído no terreno do Serejinho, em Taguatinga.

Pediatria e vacinação

A Prosus esteve reunida nos últimos dias com o Secretário-Adjunto de Assistência à Saúde para  a apresentação de plano de ação de combate à sazonalidade de doenças respiratórias, comprometendo-se a abertura de novos leitos e remanejamento da força de trabalho, deslocando pediatras para locais mais sensíveis. Os representantes do MP destacaram que é necessário se reforçar a cultura vacinal no DF e que as campanhas vacinais devem ser retomadas, e que para tanto seria interessante uma parceria com a Secretaria de Educação e os conselhos tutelares.

Ponto eletrônico e anestesistas

A carência de médicos anestesistas foi outro ponto debatido pelos participantes da reunião. O déficit desses profissionais é considerado um problema antigo no DF, e é responsável pela grande fila de espera para os procedimentos não emergenciais. Segundo a Secretária de Saúde, no concurso mais recente para o cargo, 38 tomaram posse e três já pediram exoneração. Uma reunião para tratar do assunto de forma mais aprofundada deverá ser marcada entre a SES e o MPDFT. A tendência para amenizar a questão é a utilização de cooperativas.

Em relação ao ponto eletrônico, a Secretária Lucilene informou que os equipamentos, incluindo catracas, estão sendo instalados para o uso de todos os servidores da secretaria de saúde.

Participaram da reunião os promotores da Prosus Marcelo Barenco, Hiza Carpina e Vinícius Bertaia; e da Proreg Lívia Rabelo, Bernardo Matos e Cláudio João Freire.

FonteMPDFT

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...