O presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), Cleber Monteiro, participou nesta quinta-feira (28/ago) do programa CB Saúde, do Correio Braziliense, para fazer um balanço dos investimentos no setor. Ele destacou que a população já vem reagindo positivamente à teleconsulta, um serviço que já é realidade em três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do DF e que agora projeta uma ampliação da rede física, com sete novas UPAs e um moderno centro cirúrgico no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF).
A população do Distrito Federal vem aceitando de forma positiva o serviço de teleconsulta, que já atendeu mais de 4.300 pacientes desde maio. O projeto, que começou na UPA de Vicente Pires, se expandiu para o Gama e Ceilândia II, com planos de chegar à UPA de Ceilândia I. O teleatendimento é voltado para os pacientes de pulseira verde, casos sem urgência, que acabam esperando mais para serem atendidos. O paciente já sai com pedidos de exames e receita médica, reduzindo filas e desafogando as emergências.
Expansão da rede física com novas UPAs
O presidente do IgesDF destacou o início da construção de seis novas UPAs em locais estratégicos: Sol Nascente/Pôr do Sol, Taguatinga Sul, Estrutural, Água Quente, Guará e Águas Claras. A sétima UPA, em Arapoanga, também deve iniciar as obras neste ano, com previsão de entrega no primeiro semestre de 2026. As novas UPAs serão de porte III, maiores, funcionando como pequenos hospitais e totalizando 455 novos leitos.
Reforço na estrutura hospitalar
A rede pública de saúde receberá, ainda, um novo centro cirúrgico no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). As obras já estão em andamento e preveem 16 novas salas, duas delas com tecnologia para cirurgia robótica. O antigo centro cirúrgico também será reformado, aumentando a capacidade total do hospital. Por fim, Cleber Monteiro salientou que o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), que tem uma das maiores maternidades do DF, criou um novo protocolo de alta diretamente no Centro Obstétrico, otimizando o giro de leitos.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










