18.5 C
Brasília
05 dez 2025 05:27

Saúde Mental: Ibaneis assina ordem de serviço para construção do CAPSI do Recanto das Emas

Unidade voltada à saúde mental infantojuvenil integra plano de expansão da rede psicossocial do DF

Por Thaís Cavalcante

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assinou nesta terça-feira (6) a ordem de serviço para a construção do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSI) no Recanto das Emas. Com investimento superior a R$ 4,7 milhões, a nova unidade será erguida no Setor Hospitalar da entrequadra 104/105 e reforçará o atendimento em saúde mental para crianças e adolescentes da região. A obra, que já teve início, faz parte de um conjunto de ações do Governo do Distrito Federal (GDF) para ampliar a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

O secretário de Saúde do DF, Juracy Cavalcante, destacou a importância da iniciativa. “Após a pandemia, houve um aumento significativo dos transtornos mentais. Essa nova unidade é uma resposta concreta a essa realidade e um grande avanço nas políticas públicas de saúde mental. Vai ser um grande ganho para a população”, afirma.

A subsecretária de Saúde Mental (Susam) da Secretaria de Saúde (SES-DF), Fernanda Falcomer, reforçou o compromisso da pasta na ampliação dos serviços. “A expansão da rede psicossocial é prioridade. Estamos felizes com o início das obras, que marcam um avanço importante no cuidado com crianças e adolescentes em sofrimento psíquico”, avalia.

Ao todo, estão previstos cinco novos centros de atenção psicossocial no DF: dois do tipo Capsi, no Recanto das Emas e em Ceilândia, voltados ao público infantojuvenil; dois Caps III AD, no Guará e em Taguatinga, especializados em tratamento de dependência química; e uma unidade no Gama, para adultos com transtornos mentais agudos ou crônicos.

“Essa nova unidade é uma resposta concreta a essa realidade e um grande avanço nas políticas públicas de saúde mental. Vai ser um grande ganho para a população”, afirma Juracy Cavalcante, secretário de saúde do DF. Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF.

Diversas outras medidas estão sendo adotadas para fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), como a reorganização dos serviços para otimizar o acolhimento, contratação de novos servidores e, neste ano, foi criada a Subsecretaria de Saúde Mental (Susam), especializada no tema.

Atendimento especializado e porta aberta

Os Caps são centros especializados no atendimento de pessoas com transtornos mentais graves, inclusive decorrentes do uso de álcool e outras drogas. O atendimento é feito em regime de porta aberta, ou seja, sem necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento médico. As equipes são multiprofissionais e incluem psiquiatras, clínicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogos, enfermeiros e farmacêuticos. Entre 2017 a 2024, os Centros de Atenção Psicossocial foram responsáveis por mais de um 1,5 milhão de atendimentos. E a demanda em todas as faixas etárias é crescente.

Capsi Recanto das Emas atenderá crianças e adolescentes da Recanto das Emas, Samambaia, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Gama e Santa Maria. Foto: Ualisson Noronha/ Agência Saúde-DF.

Atualmente, o DF conta com 18 Caps, além de ambulatórios de saúde mental, policlínicas, o Centro de Orientação Médico-Psicopedagógica (COMPP), o Adolescentro, e serviços de urgência e emergência prestados pelo Samu, UPAs e hospitais. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também oferecem apoio a pacientes com demandas de saúde mental. Confira aqui as unidades de atendimento.

Mais equipamentos públicos

A assinatura da ordem de serviço ocorreu durante a inauguração do Centro de Referência da Mulher Brasileira no Recanto das Emas. O novo equipamento, voltado ao enfrentamento da violência de gênero e à promoção da autonomia feminina, atenderá mulheres do Recanto das Emas, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Santa Maria e Gama. Outros quatro centros especializados no atendimento feminino estão previstos para serem entregues ainda este ano.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...