18.5 C
Brasília
04 fev 2026 03:08

Saúde leva serviços e prevenção à Parada do Orgulho LGBTQIAPN+

Durante evento, equipes disponibilizaram 8,3 mil insumos entre testes rápidos, preservativos e lubrificantes

Por Larissa Lustosa

Neste domingo (6), a Secretaria de Saúde levou serviços de saúde à Parada Orgulho LGBTQIAPN+, realizada na Esplanada dos Ministérios. Durante o evento, os participantes tiveram acesso a 8,3 mil insumos de prevenção, como autotestes para identificar o vírus da imunodeficiência humana(HIV), preservativos externos e gel lubrificantes.

Parada faz parte do Festival Brasília Orgulho, evento que já realizou uma série de outras atividades culturais e artísticas no DF. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A parada faz parte do Festival Brasília Orgulho, iniciado em 21 de junho, e que realizou uma série de outras atividades culturais e artísticas em diversos pontos da cidade. Para o gerente de Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis substituto da SES-DF, Sérgio d’Avilla, o evento proporciona mais acesso aos serviços de saúde à população.

“A articulação da SES com as diversas organizações é fundamental, pois são essas instituições que possuem um maior acesso a grupos vulneráveis. Trabalhar de forma integrada com a sociedade possibilita mais equidade no acesso a serviços e insumos de prevenção”, ressalta d’Ávilla.

Neste ano, o tema gira em torno da inclusão e da luta por políticas públicas, reforçando a importância de dar visibilidade às demandas da comunidade. De acordo com o último estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF), cerca de 88 mil moradores do DF com 18 anos ou mais se identificaram como LGBTQIAPN+, número que corresponde a 3,8% da população. A sigla engloba lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais, assexuais, pansexuais, não binários e mais, com o “+” indicando a inclusão de outras identidades não mencionadas explicitamente.

O evento contou com oito trios elétricos e iniciou a concentração em frente ao Congresso Nacional, às 14h. Por volta das 16h, os carros de som guiaram a multidão pela Esplanada e, às 22h, a parada encerrou o circuito no Museu da República.

Destaques

GDF abre prazo para renegociação de débitos referentes a TFE e TEO

Por Kleber Karpov Mais de 160 mil empresários e executores de...

Prazo para negociar dívidas de ICMS com até 70% de desconto em multas e juros termina na terça (10)

Por Kleber Karpov O prazo para pessoas físicas e jurídicas...

Vagas para mecânico de veículos oferecem maiores salários desta quarta-feira (4)

Distrito Federal tem 528 oportunidades de emprego disponíveis com...

Ibaneis Rocha autoriza novo concurso público com 1.197 vagas para carreira de Desenvolvimento e Assistência Social

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Ibaneis assina ordem de serviço e destrava obra histórica da nova sede do TRF1

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...