Por Kleber Karpov
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal deve alterar os horários de atendimento na rede pública (23/Dez) em virtude das celebrações de Natal e Ano Novo. As unidades de emergência dos hospitais, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Samu devem manter a assistência de forma ininterrupta em regime de plantão 24 horas. O cronograma especial deve afetar o funcionamento de unidades básicas, policlínicas e farmácias de alto custo entre os dias 24 de dezembro e 1º de janeiro.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) deve realizar o suporte aos cidadãos pelo telefone 192 durante todo o período festivo. As equipes da Casa de Parto de São Sebastião também devem operar sem interrupções para assegurar o atendimento neonatal e obstétrico. Nas vésperas de feriado, dias 24 e 31 de dezembro, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) devem encerrar o expediente às 14 horas.
Assistência odontológica e mental
Os Centros de Especialidades Odontológicas devem seguir o horário reduzido até as 14 horas nos dias 24 e 31 de dezembro. Para casos de urgência, o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) deve disponibilizar plantão odontológico 24 horas em todos os dias das festividades. As unidades hospitalares de Taguatinga e do Gama devem oferecer assistência em horários específicos durante os fins de semana de Natal e de Ano Novo.
O acolhimento nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e Álcool e Drogas deve ocorrer sem interrupções durante as 24 horas do dia. As unidades Caps dos tipos I e II devem funcionar apenas até as 14 horas nas vésperas dos feriados nacionais. Estes locais devem permanecer fechados nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, com retorno das atividades regulares nos dias úteis subsequentes.
Vacinação e farmácias de alto custo
As salas de vacina e as Farmácias de Alto Custo devem operar com jornada reduzida até as 12 horas nos dias 24 e 31 de dezembro. A Secretaria de Saúde não deve realizar imunizações nos dias de feriado oficial. No sábado, 27 de dezembro, a pasta deve disponibilizar locais de vacinação específicos para atender a população conforme lista divulgada em canais oficiais de comunicação.
Ambulatórios e policlínicas da rede pública devem encerrar o atendimento às 14 horas nas vésperas de feriado. A normalização dos serviços eletivos deve ocorrer após as datas festivas conforme o fluxo de cada unidade de saúde. Gestores da pasta recomendam que os cidadãos verifiquem a atualização cadastral para assegurar o acesso aos medicamentos e consultas programadas para o início de 2026.
Clique para conferir todos os Locais de Vacinação DF
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











