17.5 C
Brasília
23 mar 2026 07:47

Saúde do DF recua e máscara para pacientes em hospitais é facultativa

Informação foi mudada pela terceira vez em coletiva desta sexta-feira (11/3). Para servidores, o uso segue obrigatório

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), pela terceira vez, mudou a recomendação para o uso de máscaras por pacientes nas unidades de saúde da rede pública. Agora, segundo o próprio secretário Manoel Pafiadache, o uso do item pelos usuários do sistema é facultativo.

“Para que fique bem caracterizado: dentro dos nossos equipamentos, ou seja, dentro da nossa rede, quer seja hospitais, unidades básicas de saúde ou pronto-atendimento, é obrigatório que os servidores usem máscara. Aos usuários recomenda-se a utilização de máscaras. Naturalmente que, dentro de um hospital, tem mais riscos que dentro de um bar. Então, recomenda-se, não é obrigatório”, disse Pafiadache.

Anteriormente, nesta sexta-feira (11/3), a pasta havia dito ao Metrópoles que o uso da proteção facial a pacientes e acompanhantes seria facultativo. Depois, em outro comunicado, a diretriz mudou e informou que seria obrigatório. Durante a coletiva, a secretaria voltou atrás novamente.

O secretário Pafiadache afirmou que os brasilienses são conscientes e, alguns seguem com o uso de máscaras. “Andamos nas ruas e ainda vemos muitas pessoas de máscaras”, disse. Em relação ao Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), o gestor afirmou que o posicionamento deverá ser o mesmo já que as unidades geridas pelo instituto “fazem parte da rede pública de saúde do DF”.

Com o avanço da vacinação e a queda do número de casos na pandemia de Covid-19, o governador Ibaneis Rocha (MDB) determinou o fim da obrigatoriedade das máscaras em locais fechados na quinta-feira (10/3).

Engasgos frequentes podem indicar problema de saúde e acendem alerta

Por Kleber Karpov Pacientes e acompanhantes do Hospital de Base...

CLDF realiza sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Cientistas brasileiros são premiados por pesquisas sobre Alzheimer

Por Kleber Karpov Dois pesquisadores brasileiros foram recentemente premiados por...

EscriturIA é uma plataforma de estudos bíblicos mediada por inteligência artificial

Por Kleber Karpov Uma nova plataforma de estudos bíblicos mediada...

Destaques

Engasgos frequentes podem indicar problema de saúde e acendem alerta

Por Kleber Karpov Pacientes e acompanhantes do Hospital de Base...

Projeto de Lei no Senado proíbe cancelamento de plano de saúde de pacientes com câncer

Por Kleber Karpov O Senado Federal analisa o Projeto de...

CLDF realiza sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Recordes de queda na criminalidade: DF investe em inteligência para enfrentar sensação de insegurança

Projeto Cidade + Segura entrega diagnósticos para orientar políticas...

DPDF dev realizar em abril, mutirão para retificação de prenome e gênero a pessoas trans e não binárias

Por Kleber Karpov O Núcleo de Promoção e Defesa dos...