19.5 C
Brasília
05 dez 2025 10:01

Saúde do DF premia melhores resultados na gestão

3ª edição do Prêmio Contratualiza SES celebra os avanços dos acordos de gestão regional e local; região Oeste é eleita “Resultado de Destaque”

Por Camila Holanda

Nesta terça-feira (25), a Secretaria de Saúde (SES) entregou o Prêmio Contratualiza SES, para celebrar os resultados alcançados nos acordos de gestão durante o ano de 2022. Ao todo, foram 19 premiados, que incluíram desde as regiões de saúde até equipes de Saúde da Família.

Para a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Ramá Celani, a contratualização como mecanismo de promoção da gestão por resultados gera efeitos positivos em toda a rede de atenção. “Celebramos hoje resultados muito concretos. Todo o trabalho para bater as metas é traduzido numa melhor entrega aos nossos pacientes”, enfatiza a médica, que representou a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, no evento.

A contratualização busca formalizar a relação entre os gestores públicos de saúde e suas unidades territoriais. No processo, as partes estabelecem compromissos que promovam melhoria do desempenho e qualificação da assistência oferecida.

“O paciente pode não perceber como esse combinado formal chega até ele, mas nossas decisões sempre têm a população como foco e, com os indicadores, isso fica mais fácil”, destaca a coordenadora de Gestão de Contratos e Serviços de Saúde, Ana de Faria. Ela cita o exemplo do indicador da classificação de risco. “Quando passamos a monitorar esse critério, passamos de uma taxa de 36% para mais de 90% dos pacientes classificados”, destaca a gestora.

O diretor de Gestão Regionalizada, Guilherme Mota, defende que o gerenciamento de resultados permite aos gestores definir ações a partir do que foi obtido no monitoramento. “Os indicadores dão a possibilidade de avaliar e implementar melhorias. Por exemplo, se o gestor observa que a taxa de parto normal está em baixa, ele consegue se planejar para melhorar”, explica.

O administrador Thiago Martins, representante do secretário-adjunto de Gestão em Saúde, afirma que a gestão por resultados é uma mudança de cultura importante para a SES. “É uma ferramenta de integração e união das equipes em busca dos melhores resultados”, destaca.

Premiados

Pelo segundo ano consecutivo, a região Oeste foi eleita “Resultado Destaque”, pelo melhor desempenho do indicador sintético final. A diretora da Atenção Primária, Sandra Araújo, enfatiza que o reconhecimento é um incentivo para as equipes continuarem atingindo as metas. “Trabalhamos, porém, não somente para obter um número. Nosso foco é a qualidade da assistência”, aponta.

No mesmo sentido, o superintendente da região Leste, Sidney Sotero, afirma que os indicadores representam o trabalho envolvido nos avanços dos serviços de saúde. “Esses números significam entrega. Entrega de pessoas dedicadas para pessoas que precisam de atenção”, destaca. Dentre as regiões de saúde, a Leste foi a que atingiu a maior pontuação em 2022.

Para o prêmio deste ano, novos critérios de avaliação foram estabelecidos. Além dos indicadores, foi levado em consideração o comprometimento das equipes, por meio do planejamento dos acordos, do envolvimento dos gestores, das discussões em colegiados e do preenchimento dos dados no período correto, por exemplo.

Contratualização

Na SES/DF, a regionalização foi instituída em 2016, pelo decreto 37.515. Os acordos de gestão começaram a ser implementados em 2017 e são divididos em acordos de gestão regionais (AGR), celebrados com as regiões de saúde e unidades de referência distrital, e em acordos de gestão locais (AGL), que são feitos diretamente com as unidades de saúde. Já estão contempladas a Atenção Primária e a Secundária. Para este ano, o objetivo é incluir todos os hospitais da rede pública.

 

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...