22.5 C
Brasília
05 dez 2025 12:31

Saúde cede fumacê veicular ao Entorno para reforçar combate

Equipamento será usado nos municípios de Valparaíso de Goiás e Novo Gama. A pasta também cedeu duas tendas de acolhimento para atender casos suspeitos de dengue nos dois locais

Agência Brasília*

A Secretaria de Saúde vai ajudar a reforçar o combate contra o Aedes aegypti no Entorno, atendendo a um pedido das prefeituras de Valparaíso de Goiás e Novo Gama. Um treinamento foi dado pela Vigilância Ambiental, nesta terça-feira (3), aos agentes de saúde dos dois municípios. O objetivo foi instruí-los no uso do Ultra Baixo Volume (UBV) pesado, conhecido como fumacê veicular, cedido a eles pela Secretaria de Saúde.

Com isso, os agentes já começaram a atuar com o equipamento nos municípios. Além disso, a pasta também cedeu duas tendas de acolhimento para atender casos suspeitos de dengue nos dois locais. A previsão é que uma será instalada ao lado da rodoviária do Novo Gama, e outra no estacionamento do Centro de Atendimento Integrado à Saúde (Cais) de Valparaíso.

“Demos orientações técnicas e instruções do uso do UBV no local. O treinamento deles também é uma forma de contribuir no combate à dengue no DF, porque os dois municípios têm puxado o nosso índice para cima. Muitos dos casos deles são atendidos em Santa Maria e no Gama”, informou o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valério.

Educação e Saúde criam comissão para combater dengue nas escolas
Para o gestor, unir esforços com as equipes de saúde do Entorno é uma estratégia mais do que necessária para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. “Se não ajudarmos os municípios vizinhos, os casos daqui também vão aumentar. Não adianta fazermos nosso trabalho somente deste lado. O mosquito não conhece fronteiras”, ressaltou o subsecretário.

De acordo com os dados das autoridades locais, os dois municípios do Entorno já registraram, juntos, mais de 1 mil casos prováveis de dengue este ano. O DF contabilizou 1.419 casos prováveis de dengue nas primeiras semanas de janeiro.

Combate ao Aedes

O engajamento da população também é fundamental no combate ao Aedes aegypti. A principal forma de se prevenir contra as doenças transmitidas pelo mosquito é manter o monitoramento constante nas residências, sempre buscando evitar água parada e a proliferação do inseto. Confira algumas dicas:

– Mantenha caixas d’água, tonéis e barris de água tampados;

– Mantenha garrafas de vidro ou plástico sempre com a boca para baixo;

– Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda;

– Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas impeçam a passagem da água;

– Em caso de identificação de focos do mosquito, acione a Vigilância Ambiental pelo telefone 160.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Agência Brasília

 

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...